Presos primários recebem uma segunda chance em Sorocaba

Vencedor do Prêmio Mario Covas inovou o sistema de detenção provisória

seg, 09/05/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Carpe Diem não é apenas sinônimo de “aproveite o dia” para os presos primários do Centro de Detenção Provisória de Sorocaba. Para eles, significa uma segunda chance. Ao invés de dividirem o mesmo espaço com criminosos reincidentes e de alta periculosidade, os presos por crimes de baixo potencial, passam por uma custódia detentiva alternativa.

O interno não só passa por tratamentos com terapeutas e psicólogos como fazem cursos e diversas atividades que os ajudam em uma recolocação no mercado de trabalho quando saem da detenção. A idéia surgiu depois que o diretor do Centro de Detenção Provisória de Sorocaba, Márcio Coutinho, acompanhou a trajetória de um jovem engenheiro que foi preso por furto e quase saiu do Centro como membro de uma quadrilha.

“Antes do projeto, 35% dos presos que saiam, praticavam novo delito. Nós estamos há dois anos com o projeto e o índice de reincidência é de 4,5%. É positivo para o Governo e para a comunidade”, orgulha-se o criador da iniciativa Márcio Coutinho.

Diante da idéia inovadora, não poderia ser diferente: o Programa Carpe Diem – Custódia Detentiva Alternativa venceu o Prêmio Mario Covas 2011 e está expandindo a fronteira do Estado de São Paulo. A iniciativa já foi apresentada em congressos internacionais, em Brasília e no México como o projeto mais avançado em custódia detentiva dos últimos tempos.

Do Portal do Governo do Estado