Projeto Semear forma internos do Centro de Detenção Provisória de Suzano

Programa capacita homens para trabalharem com a produção de mudas nativas

sex, 06/05/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Detenção Provisória de Suzano realizou uma parceria com o Instituto Brasileiro de Florestas que deu origem ao projeto Semear – Plantando o Futuro . O programa, além de conservar e reabilitar o meio ambiente, transformou os internos do centro em viveirista, com capacitação e certificação profissional para trabalharem com a produção de mudas nativas.

Atualmente, 180 homens passam por esta qualificação, que é dividida em seis módulos. Neste período, eles aprendem a fazer a semente germinar e acompanham o crescimento da muda. “Essa oportunidade para eles, é a oportunidade de renascer. Nós nos preocupamos com o resgate desse ser humano e essa relação do homem terra faz parte da recuperação do interno”, afirma a assistente técnica do Projeto Semear, Adriana Alkmin.

Depois que saem do centro de detenção qualificados, fica mais fácil conseguir se recolocar no mercado. Como a região possui uma grande demanda por reflorestamento, diversas usinas manifestam interesse por essa mão-de-obra, o que oferece ao ex-interno a chance de recomeçar.

O projeto, vencedor do Prêmio Mario Covas 2011, promete não ficar preso dentro do centro de detenção. Com menos de um ano de vida, ele já se tornou exemplo para crianças e adolescentes e está se expandindo para as escolas municipais da região.

Do Portal do Governo do Estado