Conheça Araçatuba, a capital do boi gordo

Na cidade, não deixe de provar os pratos típicos, como cupim casqueirado e costela no bafo

sex, 06/05/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Localizada a 530 quilômetros de São Paulo, Araçatuba é reconhecida nacionalmente como a capital do boi gordo. O título, herdado desde as décadas de 50 e 60, se deve a intensa atividade pecuária na região.

O local símbolo dessa relação da cidade com o gado é a Praça Rui Barbosa, também conhecida como Praça do Boi Gordo. Por mais de 30 anos, o local foi palco de diversas negociações envolvendo compra e venda do gado. Os pecuaristas da região também definiam o preço da arroba, no mercado nacional. Hoje, a praça reformada é parada obrigatória para quem visita o município.

O Zoológico Municipal de Araçatuba “Dr. Flávio Leite Ribeiro” também é uma ótima opção para os visitantes. Mais de mil animais diferentes, entre mamíferos, répteis e aves, ficam abrigados nos 6 mil m2 do parque, totalmente arborizado e com espaço para prática de esportes. Outra boa sugestão de destino é o Museu Histórico Marechal Rondom. Nele, o visitante encontra peças de cerâmica, coleção de moedas, objetos usados pelos índios, fotos e documentos históricos da fundação da cidade e da construção da estrada de ferro.

Além dos diversos atrativos naturais da cidade, Araçatuba também chama atenção pelos eventos sazonais e feiras, como a Semana Tião Carreiro, Vaca Loca Weekend, Exposição Agropecuária, que acontece em julho, e Bom Odori. A gastronomia diversificada também surpreende os visitantes. Em Araçatuba é possível encontrar pratos típicos, como cupim casqueirado e costela no bafo, e pratos com a influência da culinária italiana, árabe e japonesa, por conta da forte imigração do início do século XX.

Para chegar em Araçatuba e curtir todas as atrações, o visitante que sai de São Paulo pode pegar a Rodovia Castello Branco, seguir até Botucatu e pegar a Rodovia Marechal Rondon.

Conheça também outros destinos:

Ribeirão Pires

São Roque

PETAR

Analândia

Campinas

Ribeirão Preto

 Do Portal do Governo do Estado