Projeto da Base Comunitária de Vila Formosa ajuda a diminuir crimes contra o patrimônio

Conheça mais um vencedor do Prêmio Mario Covas

seg, 02/05/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Preocupado com as necessidades da região, a 2ª Cia do 15° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (15 BPM/M) criou o projeto Polícia e comunidade: a integração social como filosofia de trabalho da Base Comunitária de Segurança Vila Formosa. Vencedor do Prêmio Mário Covas 2011, o Batalhão desenvolveu diversas ações voltadas para as demandas da região.

Segundo o capitão Marcos José da Costa, coordenador do projeto, cerca de 70% da população da Vila Formosa está acima dos 60 anos. Devido ao grande número de idosos foram feitos trabalhos voltados para esse público. Como orientação de segurança em saídas de banco e acompanhamento da saúde através de uma parceria com a Unidade Básica da Saúde (UBS) da prefeitura.

Outra característica dessa região é o número de praças. A limpeza desses locais, a iluminação, são pontos da segurança urbana. Para isso foram feitas ações de educação ambiental. Com um policial com formação ambiental dentro da base foi possível promover uma conscientização da população.

Os resultados logo começaram a aparecer. “No primeiro trimestre após a implantação dessa linha de projeto a criminalidade na região teve uma redução muito significativa. Os crimes contra o patrimônio reduziram em 70%. O número de ligações para o Disque Denúncia aumentou, consequentemente fora feitas mais prisões”, disse o capitão Costa.

Dessa forma a população passou a integrar e a contribuir mais para a segurança da região. A comunidade passou a se identificar com a Polícia. “Ganhar esse prêmio mostra o reconhecimento do caminho que nós estamos segundo. É a materialização de um trabalho realizado. Mas o nosso maior prêmio é quando a comunidade chama o policial pelo nome, quando usam o termo ‘minha policia militar’, esse é o maior troféu que nós podemos ganhar”.

Durante a semana, você conhecerá outros vencedores do Premio Mario Covas 2011.

Serviço de Laudos de Eletrocardiografia no Estado de São Paulo através do Sistema Tele-ECG

– Conheça o projeto, vencedor do Prêmio Mario Covas, que ajudou a tirar jovens do tráfico

Do Portal do Governo do Estado