Secretário de Energia se encontra com Alckmin e o presidente da Petrobras

Durante encontro foram discutidos investimentos no setor energético

qua, 06/04/2011 - 19h15 | Do Portal do Governo

O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 6, com o governador Geraldo Alckmin e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, para discutir investimentos na exploração do Pré-Sal na Bacia de Santos e no setor energético, principalmente no que se refere ao gás natural.

“Colocamos as necessidades de São Paulo de gás natural. Nós temos hoje uma grande demanda seja de termoelétricas, seja da indústria paulista”, foi a frase utilizada pelo governador Geraldo Alckmin para resumir o encontro.

A Secretaria de Energia tem como uma de suas metas incrementar o uso do gás para a geração de energia em termoelétricas e a distribuição às residências paulistas. Com a exploração do gás no campo do Mexilhão, na Bacia de Santos, há uma expectativa no aumento da oferta para São Paulo – hoje, o maior estado consumidor do gás produzido no país.

Sérgio Gabrielli afirmou que até o final do mês de abril a Petrobras irá inaugurar o gaseoduto Caraguatatuba – Taubaté. E mais investimentos estão previstos.

“A Petrobras tem a expectativa de que brevemente a agencia reguladora de São Paulo aprove a compra da Gás Brasiliano pela Gaspetro, que é uma empresa da Petrobras. Com isso, haverá um investimento grande nesta região para estender a malha de distribuição de gás no estado de São Paulo tanto comercial como residencial”, explicou José Aníbal.

O governador Geraldo Alckmin também falou da importância da duplicação da Rodovia dos Tamoios para o acesso à Caraguatatuba, local onde existe uma grande unidade de tratamento de gás.

Reunião com fornecedores da Petrobras

Antes de se reunirem com o governador de São Paulo, José Aníbal e Sérgio Gabrielli se encontraram com representantes de universidades, institutos e empresários fornecedores de bens e serviços para a

Petrobrás no Estado

O objetivo foi apresentar oportunidades para ampliar a participação dos empresários paulistas no atendimento às demandas da Petrobras. “São Paulo vai ter um papel importante na nossa expansão da produção do petróleo”, garantiu Gabrielli.

Estima-se que até 2014 serão investidos 35 bilhões de dólares no estado em decorrência da exploração do Pré-Sal. “Direcionar um maior volume de encomendas para São Paulo significa mais empregos qualificados e mais investimento em pesquisa”, afirmou Aníbal. Para ele o encontro foi positivo porque “pôs fim a qualquer expectativa de que o estado não estivesse em linha com os grandes investimentos que a Petrobrás está fazendo”.

Da Secretaria de Energia