Leia aqui a transcrição do programa Conversa com o Governador

Tema desta semana foi a inauguração da estação Butantã na Linha 4-Amarela do Metrô

ter, 29/03/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Apresentadora: Olá governador Geraldo Alckmin, tudo bem?

Geraldo Alckmin: Tudo bem, tudo ótimo.

Apresentadora: Governador, o senhor entregou mais uma estação do metrô, a Butantã da Linha Amarela. Como essa obra beneficia a população? E qual a previsão para o termino desse trecho, que vai ligar a Luz, no centro da capital, à Vila Sonia, na zona oeste?

Geraldo Alckmin: Olha, a inauguração da estação Butantã ela é um grande ganho para a população, que irá do Butantã até, por exemplo, a Faria Lima em três minutos. E, da estação Butantã até a estação Paulista em sete minutos. Ela está a 500 metros do portão da USP, então vai atender toda a Universidade de São Paulo. Tanto é que a USP já tem duas linhas de ônibus integrando com a estação Butantã, vai ajudar muito aquela região da avenida Vital Brasil, Rebouças, Eusébio Matoso. As pessoas vão poder chegar mais rápido em casa ou no trabalho. E a estação Butantã, ela começa a funcionar das oito da manhã até as 15 horas, como todas as estações, todas as inaugurações, vai entrando em ritmo. Agora, no mês de maio nós já vamos entregar mais um estação, que é a estação Pinheiros, e no mês de junho é feita a integração da estação Pinheiros com o trem, fica pronta a adaptação da estação, passarela… Aí a partir de junho, todas essas estações, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã já funcionarão das 4:40 da madrugada até a meia-noite, ou seja, o horário total do metrô. E no segundo semestre entregaremos mais duas estações, que é a estação República e a estação da Luz. E na segunda etapa, que já está em licitação, entregaremos mais cinco estações, esperamos até o comecinho… final de 2013 e o começo de 2014, que são as estações Vila Sonia, Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie. Aí completaremos as 11 estações da Linha 4, que é a chamada  Linha Amarela. E estamos trabalhando para essa Linha Amarela pela primeira vez sair de São Paulo e atender Taboão da Serra.

Apresentadora: Governador, então moradores de outras cidades vão ter um sistema de transporte como o metrô da capital também?

Geraldo Alckmin: A Linha 4 do metrô que vai até a Vila Sonia, ela irá a Taboão da Serra. E nós estamos estudando uma outra linha de metrô de linha leve até o ABC. O projeto está sendo executado e nós vamos trabalhar muito para poder implantá-la. Também temos o expresso Guarulhos, que já está em fase de estudo, de preparação de edital. E temos também na Baixada Santista uma proposta importante de VLT, ligando Santos, São Vicente, Praia Grande, enfim, vários municípios da Baixada Santista. Todos os recursos que nós tivermos, e estamos fazendo um esforço grande de ajuste fiscal, nós vamos investir no transporte de alta capacidade. É trem, metrô, transporte sobre trilhos  de qualidade, e trens novos, nós vamos ter 58 trens novos até o ano que vem. E cada trem são oito carros, então, nós estamos falando aí de mais de 500 carros novos com ar condicionado, com câmeras de vídeo, modernos, novos que vão ser distribuídos por varias linhas das CPTM para atender a população.

Apresentadora: Governador Geraldo Alckmin´, muito obrigado pela entrevista e até semana que vem.

Geraldo Alckmin: Se Deus quiser, muito obrigado, um grande abraço a todos.

Ouça e leia aqui a transcrição do programa Governador Responde