Leia aqui a transcrição do programa Conversa com o Governador

Tema desta semana foi a mudança da coordenação e o novo funcionamento do Detran-SP

seg, 21/03/2011 - 22h01 | Do Portal do Governo

Âncora: Olá governador Geraldo Alckmin, tudo bem com o senhor?

Geraldo Alckmin: Tudo bem! Quero cumprimentar a todos. Dizer da alegria de estarmos juntos aqui no programa Conversa com o Governador.

Âncora: Governador, o senhor transferiu o Detran da Secretaria de Segurança Pública para a pasta da Gestão Pública. O que muda na prática?

Geraldo Alckmin: Olha, são duas boas notícias para a nossa população. A primeira é facilitar e simplificar a vida das pessoas; é dar ao usuário do Detran o mesmo padrão de atendimento que é oferecido, por exemplo, no Poupatempo, com serviço qualificado, rápido e eficiente. A segunda boa notícia é liberar 1.349 policiais civis para atuar exclusivamente na Segurança Pública, no combate ao crime. Então, não tenho dúvida de que com essas mudanças a nossa população vai ganhar em termos de tempo e dinheiro. Digo isso porque se você colocar na ponta do lápis os gastos com gasolina, estacionamento ou passagem de ônibus, metrô, as pessoas desembolsam uma boa quantia só para ir a um posto do Detran ou Ciretran, isso sem falar no tempo que se passa e filas e demora. Vamos dar um exemplo prático que é a CNH, Carteira Nacional de Habilitação definitiva. Hoje, o jovem que tira carteira de motorista, ele já apresenta todos os seus documentos. Quando completa um ano, ele precisa se deslocar mais três vezes para o Detran ou Ciretran. Agora não vai mais precisar ir até lá. Se os documentos já foram apresentados, é só fazer o pagamento da taxa e receber em casa a carteira de motorista definitiva. Outra novidade será o pagamento. As pessoas poderão fazer o pagamento pela internet.

Âncora: Governador, a liberação dos policias para as ruas, como vai ocorrer?

Geraldo Alckmin: Olha, o período de transição será de 120 dias. No final deste período, 1.349 policiais que trabalhavam na área de trânsito do Detran, toda essa parte burocrática, vai voltar a se dedicar a sua atividade fim, que é a Segurança Pública. Eles vão ser substituídos pelos próprios servidores do Estado, que já trabalham no Detran e terão oportunidade de valorização. Se houver necessidade, nós vamos buscar por meio de uma seleção interna, servidores públicos estaduais com perfil de gestão, e também serão aproveitados funcionários que, por motivo de saúde, não podem mais exercer a sua função de origem. Por exemplo, nós temos professores readaptados, eles não podem dar aulas porque estão readaptados. Então, vão ter a possibilidade de poder trabalhar no novo Detran. Você vê que é uma mudança que melhora a vida da população em duas frentes: segurança, com mais policias nas ruas; e na prestação de serviço de melhor qualidade.

Âncora: Governador, e com o novo Detran, como fica o atendimento para o interior do Estado?

Geraldo Alckmin:
Olha, o atendimento à população vai melhorar em todo o Estado. Nos próximos meses, seis unidades pilotos já serão instaladas; duas no interior, Aparecida e Americana, outra na grande São Paulo, em São Bernardo do Campo; e outras três na capital: Aricanduva, Interlagos e Armênia. Em até 45 dias começa a funcionar a primeira etapa do portal do novo Detran e em 90 dias nós queremos ter novos serviços disponíveis como, por exemplo, permissão internacional para dirigir e a segunda via do documento do carro. Com mais serviços pela internet, o novo Detran vai facilitar a vida da população em qualquer lugar do Estado de São Paulo.

Âncora: Governador Geraldo Alckmin, muito obrigada pela entrevista e até a semana que vem!

Geraldo Alckmin: Muito obrigado! Um grande abraça a todos!