Quer conciliar uma viagem histórica, religiosa e relaxante? Ribeirão Preto é um ótimo destino

A cidade, com mais de meio milhão de habitantes, tem opções para toda família

sex, 18/03/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

Localizada a 313 quilômetros da capital, Ribeirão Preto possui mais de 600 mil habitantes e é famosa pela grande quantidade de bares, restaurantes e casas de show que agitam as noites da região. Mas o município não atrai só os baladeiros de plantão. Ribeirão Preto transformou a região no maior produtor de grãos na virada do século XIX e como herança dos tempos dos barões, o município também atrai apreciadores dessa história.

O Teatro Pedro II, por exemplo, foi construído em 1930, como símbolo de poder da sociedade cafeeira. Inspirado nas casas de shows da Europa, o teatro é o segundo maior em capacidade de público do país. Ele é palco de shows, concertos sinfônicos, peças teatrais, apresentações de dança e espetáculos de ópera. O Museu do Café coronel Francisco Schmidt é outro lugar onde os turistas podem conhecer melhor a história da cidade. Os visitantes encontram um vasto acervo com objetos e documentos do século XIX, como esculturas, carros de boi e fotos do período.

Quem quiser ter contato com a natureza, o Parque Curupira é um destino agradável ideal para passeios em família e com amigos. O parque, considerado como maior área de lazer da cidade, tem cachoeiras, trilhas, lagos, praça de eventos e uma grande variedades de aves e mamíferos. O Parque Municipal Morro de São Bento também é uma boa ótima opção. Ele foi criado com o objetivo de proteger a vegetação do Morro de São Bento e é reconhecido como um parque urbano por se localizar próximo da região central da cidade.

A viagem pode ficar ainda mais atraente com um passeio pelo Mercado Municipal. O consumidor encontra uma grande diversidade de alimentos e artigos religiosos distribuídos por quase 150 boxes. Quem caminhar pela Praça das Bandeiras aos finais de semana também não vai se arrepender. A Feira de Arte e Artesanato reúne mais de 150 artesãos que expõem e vendem produtos em couro, cerâmica, metal, vidro, louça, porcelana, tecidos e flores desidratadas.

A religião também é inspiração para bons passeios na cidade, com destaque para a Catedral de Ribeirão Preto e o Santuário das Sete Capelas. Construída por monges beneditinos, as sete capelas são dedicadas a padroeiros diferentes: Nossa Senhora das Graças, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha, São Jorge, Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro e da Escadaria e Capela da Penitência. Todas as capelas têm um formato de semicírculo, com a fachada voltada para o centro.

Já a Catedral de Ribeirão Preto é um dos pontos turísticos mais visitados do município. Sua arquitetura possui linhas góticas e neoclássicas e o interior da igreja se diferencia pelos vitrais coloridos e pelas telas pintadas por Benedito Calixto. O arquiteto responsável pela construção da igreja foi o italiano Emilio Fagani, que faleceu antes da catedral ser inaugurada, em 1905.

Como chegar

A viagem de São Paulo a Ribeirão Preto dura cerca de quatro horas. Para chegar à cidade, vá pela Rodovia dos Bandeirantes. Após percorrer 90 quilômetros, siga pela SP-330 (Rodovia Anhanguera). Depois de percorrer 202 quilômetros vire à direita para pegar a Avenida Dr. Celso Charuri e você estará em Ribeirão Preto.

Para conferir como está o trânsito nas estradas, acesse os sites da Secretaria Logística e Transportes e do DER. O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Do Portal do Governo do Estado