Leia aqui a transcrição do programa Conversa com o Governador

Tema desta semana foi a assinatura de contratos para os trechos Sul e Leste do Rodoanel

seg, 14/03/2011 - 22h02 | Do Portal do Governo

Âncora: Olá governador Geraldo Alckmin, tudo bem?

Geraldo Alckmin: Olá quero cumprimentar todos os nossos ouvintes.

Âncora: Governador o senhor assinou um contrato para construção do trecho leste do Rodoanel Mário Covas, já há previsão para o inicio da obra?

Geraldo Alckmin: Eu quero dizer que foi o momento histórico, não só para São Paulo, mas para todo o Brasil. Um grande passo para nós melhorarmos a logística e o transporte na maior cidade brasileira, que é São Paulo. A ligação do maior aeroporto do país, que é Cumbica, com o maior porto latino americano, que é o porto de Santos. A concessionária já assumiu o trecho sul, e vai construir o trecho leste, arcando com todo o investimento, perto de R$ 5 bilhões de investimentos, até setembro a obra deverá estar iniciada. E aí a concessionária tem três anos para entregar toda a obra. Sem um centavo de dinheiro público. E com desconto no pedágio de 63% do edital que foi estabelecido. Hoje o Rodoanel está parado em Mauá, na Avenida Papa João XXIII, ligação com a Jacu Pêssego, aí ele vai para a região de Suzano, beneficiará também a região de Ferraz de Vasconcellos, Poá, Itaquaquecetuba até Guarulhos. E faremos a ligação com Ayrton Senna, Carvalho Pinto e com a Dutra. Vão ser mais 43,5 km de extensão, ligando o ABC até Guarulhos. E uma boa notícia, a grande quantidade de caminhões que chegam hoje em São Paulo, por essas rodovias, não vão precisar mais passar por dentro da cidade, o que vai ser um grande alivio para o nosso transito. Pela asa leste do Rodoanel a carga vai chegar na Anchieta, e dali o porto de Santos, ou então, pode seguir em frente no trecho sul e chegar a Regis Bittencourt.

Âncora: Governador e com a concessão no trecho sul vão ser feitas melhorias?

Geraldo Alckmin: Também. A concessionária tem seis meses para fazer uma série de obras e ajustes no trecho sul, sinalização no pavimento, implantar o serviço de atendimento ao usuário que coloca toda uma infraestrutura a disposição dos motoristas. E depois desse prazo a empresa tem que fazer a manutenção permanente das rodovias. E tudo isso, só com o dinheiro da concessionária, que ainda pagou para ter a concessão R$ 389 milhões para o Estado. Assim, o Governo fica liberado para investir os seus recursos nas rodovias não concessionadas, e principalmente, na educação, na saúde, na segurança, enfim, para melhorar a vida da nossa população.

Âncora: Governador, outro trecho importante para conclusão do Rodoanel, é o norte. Qual a situação dessa obra?

Geraldo Alckmin: Olha nesse momento estamos elaborando o projeto básico. E a DERSA já protocolou na Secretaria do Meio Ambiente o estudo de impacto ambiental, e o relatório do impacto ao meio ambiente, o EIA/RIMA. Já começaram também as audiências públicas dos municípios de Arujá, São Paulo e Guarulhos, é um trecho de quase 44 km que vai interligar a Dutra, ou seja, Fernão Dias, com a ponta do Rodoanel Oeste que leva a rodovia dos Bandeirantes, aí fecha todo o Rodoanel. Nós já temos um financiamento do BIRD, do banco Interamericano de Desenvolvimento para este trecho, além do investimento do Governo do Estado. E esperamos ter também os recursos da União, para completar todo o Rodoanel metropolitano de São Paulo.

Âncora: Governador Geraldo Alckmin muito obrigado pela entrevista e até a próxima semana.

Geraldo Alckmin: Eu que agradeço. Muito obrigado.

Ouça e leia aqui a transcrição do programa Governador Responde