Conheça a ‘Agência de Saúde’ da Baixada

Agência foi criada com objetivo de planejar ações integradas para melhorar a saúde pública na região

sex, 11/03/2011 - 15h30 | Do Portal do Governo

Por que foi criada a “Agência de Saúde”?

A “Agência de Saúde” da Baixada Santista foi criada em janeiro deste ano com objetivo de planejar ações integradas para melhorar a saúde pública na região, incluindo a reorganização dos serviços, controle de doenças, prevenção e promoção de saúde. Desde então três reuniões já foram realizadas. A “agência” funciona com reuniões periódicas para avaliação e mensuração de resultados.

Quem participa?

Liderado pela Secretaria por intermédio do médico infectologista David Uip, diretor do hospital estadual Emílio Ribas, o grupo conta com a participação dos secretários municipais de Saúde das nove cidades da Baixada (Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Bertioga e Cubatão) e representantes do Departamento Regional de Saúde, ligado à pasta, Secretarias de Estado de Saneamento, Educação e Desenvolvimento Social, Associação Paulista de Medicina e universidades da região.

Como o grupo trabalha?

O primeiro passo foi traçar um diagnóstico sobre a situação da saúde na Baixada, em termos de infraestrutura e necessidades regionais. O grupo trabalha para identificar as dificuldades e a vocação de cada município e propor ações que integrem o sistema de saúde.

Quais são as prioridades da “Agência”?

O foco prioritário do trabalho é o desenvolvimento de iniciativas nas áreas de combate à dengue, redução da mortalidade infantil, regionalização do atendimento à saúde, ampliação de leitos hospitalares, medidas para prevenir surtos de viroses, saneamento, entre outras que forem consideradas prioritárias.

Por que a Baixada Santista foi escolhida? 

A Baixada é uma região onde há carências históricas a serem solucionadas. A expectativa com este projeto é dar um grande passo para aprimorar a saúde e a qualidade de vida dos milhares de moradores e turistas que visitam o litoral todos os anos.

Leia mais:

Alckmin anuncia investimento de R$ 90 milhões em Saúde na Baixada Santista 

Baixada terá ‘filiais’ do Emílio Ribas e do Instituto do Câncer 

Estado libera R$ 1,9 milhão para Santas Casas da Baixada Santista 

Da Secretaria da Saúde