Governo divulgará edital para desassoreamento dos rios Pinheiros e Tietê

Ao todo serão removidos Ao 4,5 milhões de detritos; obras devem começar em maio

ter, 01/03/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 1º de março, que os editais do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) para obras de desassoreamento das calhas dos rios Tietê e Pinheiros serão publicados na próxima sexta-feira, 4. O anúncio foi feito logo após o evento de reajuste da bolsa de médicos residentes que atuam em hospitais estaduais e instituições que tenham convênio com o SUS.

As obras de desassoreamento prevêem a retirada de 2,7 milhões de m³ de resíduos do Rio Tietê e mais 1,5 milhão de m³ do Rio Pinheiros. Ao todo serão removidos Ao 4,5 milhões de detritos – uma vez que 300 mil m³ já haviam sido contratados. As ações devem começar em maio, período de estiagem no Estado e mais vantajoso para executar as ações de limpeza.

“Nós temos que manter os rios bem desassoreados. E, no caso do Pinheiros, estamos estudando aumentar ainda mais o bombeamento. À medida que você bombear com mais eficiência o Pinheiros e o Tietê para a Billings , fazer a reversão do Pinheiros, você ajuda o Tietê a passar mais depressa”, disse o governador. Ele também ressaltou que reversão é permitida pela Lei Estadual em períodos de chuva e que a medida não causa impacto ambiental na Billings.

Ainda sobre os editais o governador disse esperar que o preço por metro cúbico para a retirada de detritos seja mais baixo porque a areia retirada será reaproveitada para áreas permitidas pela engenharia como calçamento, assentamento de tubo entre outros.

Do Portal do Governo de São Paulo