Quer fugir do estresse? Vá para Joanópolis

Cidade é procurada tanto pelos que querem apenas um refúgio como pelos aventureiros em busca de emoções

sex, 25/06/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Encravada num vale da Serra da Mantiqueira, a singela e acolhedora Joanópolis é o endereço certo para os turistas que buscam um pouco de paz e ar puro, longe do estresse das grandes metrópoles. O jeito simples e pacato de uma típica cidade do interior encantam qualquer um: o povo é simpático e hospitaleiro, há carroças que circulam tranquilamente pela praça da matriz, o coreto, a antiga pharmácia (isso mesmo, se escreve com ph) com suas estantes centenárias bem conservadas e a igreja de São João Batista. Ao entrar na igreja, você ficará encantado com os afrescos no teto e pela via crucis reproduzida com riqueza de detalhes em madeira entalhada.

De uns anos para cá, a cidade também passou a ser muito procurada pelos aventureiros que vão em busca de adrenalina e praticam esportes como arvorismo, rapel, boia-cross e trilhas.

Com 154 metros de queda, o cartão postal da cidade é a cachoeira dos Pretos – uma das maiores e mais deslumbrantes do Estado. Situada em área de preservação ambiental, abriga a nascente do Rio Piracicaba. Ao contrário do que muitos pensam, o nome da cachoeira não tem nada a ver com escravos. Veio do sobrenome de uma família de bandeirantes que morou e que ainda é dona das terras na região. A cachoeira é indicada para a prática do rapel, mas não é muito boa para mergulho por causa da quantidade de pedras que existem lá embaixo.

Se você não se importa com o frio e quer curtir um banho de cachoeira, outras dicas são a Cachoeirinha, que fica no caminho para a cachoeira dos Pretos, e cachoeira dos Pires, que requer uma caminhada de 40 minutos. A represa do Rio Jacareí também é bastante visitada pelos turistas. Com uma área total de 50 quilômetros quadrados, o local possui vários mirantes que proporcionam lindos visuais – isso sem falar da prática de esportes náuticos como passeios de barco, jet ski, caiaque e pescaria.

Você também não pode deixar de conhecer a formação rochosa que ganhou o nome de Gigante Adormecido – o recorte das montanhas com o céu produz uma silhueta que lembra um homem deitado. Ela fica na divisa com o município de Extrema (MG). Dali é possível ver diversas cidades da região. O ponto mais alto é o Pico do Lopo com 1.725 metros de altitude. Neste local existem rampas para a prática de asa delta.

Para quem curte a mata, riachos e animais, o trekking é uma excelente opção – não se esqueça de levar uma câmera para fotografar as paisagens. Se quiser algo mais radical, opte pelo mountain bike. A cidade oferece diversas trilhas montanhosas, com muitos lugares interessantes. Os jipeiros e amantes do motocross podem se aventurar pelas estradas que ligam Joanópolis às cidades do sul de Minas.

Folclore

Joanópolis foi fundada no dia de São João, um dos santos mais queridos e populares do País, mas se tornou conhecida como a capital do lobisomem. Existe até uma associação, a dos criadores de lobisomens, que ajuda a preservar e divulgar os causos. O mito diz que numa família que tem sete filhos homens, o último, na noite de lua cheia, se transforma em lobisomem.

Fundada em 1988, a associação cuida para que o folclore não se transforme apenas em comércio, promovendo palestras nas escolas, teatros de fantoche e outras ações educativas para incentivar o conhecimento do folclore e da cultura locais e o turismo.

Se você quiser conhecer mais sobre essas histórias, vá até a Casa do Artesão, que fica na praça da matriz. Ali os artesãos exibem seus trabalhos, feitos quase que exclusivamente de material reciclado, como casas, folhas e troncos de árvores encontrados caídos no mato.

Como chegar

Localizada a 115 quilômetros da Capital, o acesso a Joanópolis é feito rodovia Fernão Dias (BR-381). Vá até o Km 2 e pegue a saída para Joanópolis. Continue por mais 18 quilômetros pela Estrada Entre Serras e Águas.

Para conferir como está o trânsito nas estradas, acesse os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Outras dicas de viagem

Confira outros destinos indicados pelo portal:

Santos

Brotas

Bananal

Eldorado

Ilhabela

Jaguariuna

Atibaia

Barra Bonita

São Roque

São Carlos

Itu

Taubaté

Holambra

Monte Alegre do Sul

São Francisco Xavier

Salto

Botucatu

São Bento do Sapucaí

Vinhedo

Pindamonhangaba

Itirapina

Santo Antônio do Pinhal

Cananeia

Piracaia  

Águas de São Pedro

Jundiaí

São José do Barreiro

Campos do Jordão

Amparo

Bragança Paulista

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo