Descubra os agitos de Bragança Paulista no inverno

Em julho, diversos pontos da cidade se transformam em palco para apresentação de espetáculos artísticos

sex, 18/06/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Quando se fala em Bragança Paulista, muitas pessoas logo associam a cidade como a terra da linguiça. Feita com pernil de porco e especiarias, a iguaria rendeu fama ao município, localizado na Serra da Mantiqueira. Os mais antenados, no entanto, sabem que, em julho, a cidade troca a tranquilidade típica de interior pelo agito de um dos festivais de inverno mais agitados do Estado. Durante todo o mês julho diversos pontos da cidade se transformam em palco para apresentação de oficinas culturais, exposições de arte, cine-clube, teatro, música, artes plásticas, fotografia, concertos eruditos e festival gastronômico.

Distante a 89 quilômetros da capital, Bragança Paulista fica perto da divisa com Minas Gerais. O clima de montanha, as ruas tranquilas e a hospitalidade da população ajudaram a colocar a cidade no roteiro turístico do estado. O ponto de encontro dos bragantinos é a Lagoa do Taboão. Circundado por um belo paisagismo, o complexo oferece espaços para a realização de eventos ao ar livre, prática de esportes e uma pista de Cooper e caminhada com 300 metros de extensão. Em torno do lago, há diversas opções de bares, restaurantes, lanchonetes, música ao vivo e karaokê.

Outra atração é o Museu do Telefone, o primeiro do gênero e único em funcionamento no Brasil. Com mais de 50 peças, exibe um modelo original de 1880, além de réplicas de telefones mais antigos. Entre as curiosidades, estão o calculógrafo para ligações interurbanas e o telégrafo policial O museu tem ainda um espaço cultural, onde são realizadas exposições temáticas.

E por falar em museu … Visite também o museu municipal Oswaldo Russomano. Instalado na segunda casa de tijolos da cidade, o acervo tem preciosidades históricas como uma espada de D. Pedro II, objetos da Segunda Grande Guerra e centenas de peças datadas desde 1666, doadas pelos habitantes. Estão expostos louças, instrumentos musicais, objetos da antiga estrada de ferro e obras de arte sacra.

Também são pontos turísticos, a Catedral Nossa Senhora da Conceição e a Câmara Municipal. A catedral foi erguida em dezembro de 1977 e é dedicada à padroeira da cidade. Também homenageia Madre Paulina, canonizada em 2002, que viveu na cidade entre os anos de 1909 e 1918. O prédio da câmara também abriga a biblioteca municipal, a secretaria da saúde e o espaço cultural, onde são realizadas as manifestações artísticas.

Ecoturismo e esportes radicais

A região também é muito procurada por ecoturistas e amantes de esportes radicais. A geografia bastante acidentada da cidade permite a prática de escaladas e off-road.  Bragança Paulista já foi sede de campeonatos de acrobacias aéreas. Para a prática de esportes náuticos, a dica é Represa Jaguary-Jacareí. A água, aliás, é um dos principais atrativos da cidade: diz a lenda que quem bebe das bicas e nascentes não vai mais embora.

Para quem não quer praticar uma atividade mais tranquila, as trilhas da Montanha Leite Sol e do Guaripocaba oferecem uma boa dose de exercício e uma linda vista. Os dois morros também podem ser escalados, assim como a pedra de Guaraiúva e as rochas do Circuito Visual das Águas, a 20 quilômetros do centro. A região oferece ainda arvorismo, tirolesa, rapel, rafting e vôo de paraglider.

Como chegar

O acesso a Bragança Paulista pode ser feito pela rodovia Fernão Dias. Para conferir como está o trânsito nas estradas, acesse os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Outras dicas de viagem

Confira outros destinos indicados pelo portal:

Santos

Brotas

Bananal

Eldorado

Ilhabela

Jaguariuna

Atibaia

Barra Bonita

São Roque

São Carlos

Itu

Taubaté

Holambra

Monte Alegre do Sul

São Francisco Xavier

Salto

Botucatu

São Bento do Sapucaí

Vinhedo

Pindamonhangaba

Itirapina

Santo Antônio do Pinhal

Cananeia

Piracaia  

Águas de São Pedro

Jundiaí

São José do Barreiro

Campos do Jordão

Amparo

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo