Governador dá início às obras da Fatec Itaquera

Unidade tem previsão de implantação para 2012 e quatro cursos de graduação

seg, 24/05/2010 - 8h02 | Do Portal do Governo

(atualizado 11h35)

O governador Alberto Goldman deu início, nesta segunda-feira, 24, às obras de construção da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Itaquera, na zona leste da capital. A nova unidade tem previsão de implantação para 2012 e oferecerá quatro cursos de graduação tecnológicos: Mecânica modalidade Projetos, Mecânica modalidade Soldagem, Automação Industrial e Sistemas Biomédicos.

A Fatec Itaquera contará com 24 salas de aula, biblioteca, auditório e laboratórios – Processos de produção; Processos de soldagem; Ensaios mecânicos e resistência dos materiais; Ensaios metalográficos; Ensaios não destrutivos; Metrologia; Eletricidade básica; Eletrônica analógica; Eletrônica digital; Simulação (informática); Tecnologia e sistemas de automação; Desenho; Manutenção de aparelhos médicos-hospitalares; projetos e informática. Os espaços ocuparão os dois blocos do novo prédio.

“Esse é um investimento enorme do Governo de São Paulo no oferecimento de vagas para capacitação profissional. Somente na Fatec Itaquera serão 320 vagas por semestre”, explicou o governador. Segundo Goldman, “este investimento em educação, com respaldo nas obras nas áreas viárias e de saúde, é importante para atrair empresas e estimular o desenvolvimento na região leste”.

A nova unidade será construída no mesmo complexo onde será o Parque Tecnológico da Zona Leste, uma ação conjunta do Estado com a Prefeitura de São Paulo, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico da região, ampliando a interação entre universidades, institutos de pesquisas, setor privado e órgãos públicos, além de estimular a expansão de indústrias intensivas em conhecimento, fomentando o surgimento de novas empresas de base tecnológica. “Isso aqui vai ser  importante para atrair as empresas também para a região leste de São Paulo”, disse o governador.

O empreendimento foi recentemente credenciado ao Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) e será voltado às áreas de pesquisa e desenvolvimento nos setores de Inovação e Apoio de Gestão, Têxtil e Moda, TI e Software, Inteligência de Mercado e Mídia. Além da nova Fatec Itaquera, o local abrigará instituições de pesquisas, laboratórios e empresas incubadas.

A Fatec Itaquera está localizada na Avenida Miguel Ignácio Curi, no Distrito de Itaquera, entre a Avenida Prof. Eng° Ardevan Machado e a Rua Dr. Luís Aires, próximo à estação de Metrô Corinthians-Itaquera.

Plano de Expansão

A Fatec Itaquera integra o Plano de Expansão do Ensino Profissional, uma das prioridades do governo estadual na área da Educação.  A meta é dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades. A nova unidade será a quinta da capital paulista.  Hoje, a cidade de São Paulo conta com quatro unidades em funcionamento: Fatec São Paulo (Bom Retiro), Fatec Zona Leste (Cidade A. E. Carvalho), Fatec Zona Sul (Jardim São Luis) e Fatec Ipiranga.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 93% dos tecnólogos formados pelas Fatecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram que 94,4% destes tecnólogos têm vínculo formal de trabalho e ganham, inicialmente, quatro salários mínimos mensais, passando a receber em média, após um ano, 5,5 salários mínimos.

Nas Fatecs, os setores de saúde, segurança e área ambiental são os que mais empregam (96,2%), seguido por tecnologia da informação (94,4%), infraestrutura (93,6%), gestão e negócios (92,1%), processos industriais (91,5%) e produção industrial (79%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 40% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas (19,5%) e pelo serviço público (18,9%).

Nesta pesquisa, foram entrevistados estudantes formados em 2007, com o objetivo de avaliar o desempenho desses ex-alunos no mercado de trabalho após um ano do término do curso. A empregabilidade aumentou 9,6 pontos percentuais do momento da conclusão até um ano depois da formatura: de 83,2% entre os concluintes, para 92,8% entre os tecnólogos com um ano de formados. Também cresceu o nível salarial: 17% saíram da faixa de até 3 salários mínimos para receber remunerações maiores.

O Centro Paula Souza define a oferta dos cursos e a criação de novas unidades de acordo com as demandas locais e para contribuir para a inserção dos alunos no mercado de trabalho, geração de renda e desenvolvimento econômico e social nas diversas regiões paulista.

Vestibular

As inscrições para o processo seletivo das Fatecs do Estado de São Paulo para o 2º semestre de 2010 começaram no dia 7 de maio e vão até 8 de junho. A prova será realizada no dia 4 de julho. O calendário completo para o processo seletivo do 2º semestre de 2010 está disponível no site www.vestibularfatec.com.br.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e  Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 240 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 41 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação Tecnológica.

Do Centro Paula Souza