Governador entrega o 27º AME do Estado

Serão 23 especialidades médicas, 6 não-médicas e 12 tipos de exames para atender uma população de 221 mil habitantes

seg, 17/05/2010 - 8h58 | Do Portal do Governo

(atualizado às 12h20)

O governador Alberto Goldman entregou oficialmente nesta segunda-feira, 17, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Casa Branca, o 27º do Estado. A unidade atenderá uma população de 221 mil habitantes em oito cidades da região de São João da Boa Vista, no interior.

A capacidade do novo ambulatório é de realizar 132 mil consultas médicas, 24 mil consultas não-médicas (psicólogos, enfermeiros e nutricionistas), 36 mil sessões de fisioterapia e 240 mil exames de apoio diagnóstico por ano. O investimento total para a implantação da unidade foi de R$ 4,8 milhões.

O AME Casa Branca fará desde cirurgias vasculares até atendimentos de endocrinologia, dermatologia, mastologia, proctologia e urologia, entre outros. No total, serão 23 especialidades médicas, 6 não-médicas e 12 tipos de exames disponíveis. “O AME vai atender a todos aqueles que em vez de ir a um hospital podem ser tratados através de um exame, de uma consulta ou de uma pequena cirurgia”, explicou o governador.

A unidade fica na rua Altino Arantes, 857, no centro da cidade de Casa Branca, e funcionará de segunda a sexta, das 7h às 19h. Os pacientes deverão ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

Os AMEs

Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, agilizando o diagnóstico e o tratamento dos pacientes e desviando demanda de hospitais de referência. O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo.

“Nós estamos com um plano de 40 Ambulatórios Médicos de Especialidades, até o fim do ano. Eles têm um tratamento de primeiro mundo com os equipamentos mais modernos que vão desafogar, inclusive, o trabalho dos hospitais”, ressaltou Goldman.

Na última sexta, 14, a cidade de Barretos também recebeu uma unidade dos AMEs. Saiba mais aqui.

Da Secretaria da Saúde