Icesp assina contrato com Sabesp para reduzir conta em 25%

Instituição aderiu ao Programa de Uso Racional da Água e vai economizar, em média, R$ 30 mil por mês

qui, 06/05/2010 - 13h35 | Do Portal do Governo

Durante as comemorações dos dois anos do Instituto do Câncer do Estado De São Paulo (Icesp), na presença do governador de São Paulo, Alberto Goldman, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) assinou com o Icesp Octavio Frias de Oliveira um contrato que vai proporcionar à entidade 25% de redução no valor da conta de água. Essa redução, oferecida pelo Programa de Uso Racional da Água (Pura) da Sabesp a instituições públicas das esferas estadual e municipal, vai render em média R$ 30 mil a menos por mês na conta do instituto.

Goldman elogiou os convênios firmados entre entidades e destacou o Programa de Uso Racional da Água. “O Pura, por exemplo, está sendo implementado em centenas de edifícios públicos para melhor aproveitamento da água”, ressaltou o governador.

Também estiveram presentes a secretária de Estado de Saneamento e Energia, Dilma Pena, o secretário de Estado de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata,  o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, o diretor da Metropolitana da Sabesp, Paulo Massato, o diretor-geral do Instituto do Câncer, Giovanni Guido Cerri, o diretor-executivo, Marcos Fumio Koyama, entre outros integrantes da Sabesp, Governo do Estado e Instituto.

Inaugurado em maio de 2008, o Instituto do Câncer de São Paulo já foi projetado para consumir água sem desperdício: suas tubulações suportam um nível máximo de pressão e as instalações internas – como banheiros, cozinha e torneiras em geral – são economizadoras e evitam o desperdício.

Outras ações também foram adotadas na instituição em prol do uso racional da água: monitoramento do consumo diário, treinamento da equipe de manutenção, palestras educacionais e campanhas internas.  

O Programa de Uso Racional da Água pode ser adotado por qualquer empresa pública ou privada. O Pura inclui pesquisa e correção de vazamentos, educação ambiental, gestão do consumo de água via internet (telemedição) e troca de equipamentos comuns pelos de baixo consumo de água. Às instituições públicas, o programa também concede o desconto de 25% na tarifa.

O Instituto do Câncer possui 269 leitos, com consumo total de 7 milhões de litros por mês.

Da Sabesp