Goldman inaugura Centro de Reabilitação do Hospital de Itapecerica

Espaço terá capacidade para 2.500 atendimentos por mês

seg, 03/05/2010 - 9h29 | Do Portal do Governo

(atualizado às 12h15)

O governador Alberto Goldman inaugura, nesta segunda-feira, 3, o Centro de Reabilitação do Hospital Geral de Itapecerica da Serra. A unidade vai atender traumas ocasionados por acidentes automobilísticos que ocorrem, principalmente, na rodovia Régis Bittencourt.

“A reabilitação é tão importante que o Governo criou o Centro Lucy Montoro e é provável que esta parte deste hospital, esse Centro de Reabilitação inaugurado hoje, depois se incorpore ao Centro Lucy Montoro”, afirmou o governador Alberto Goldman.

O centro terá capacidade para 2,5 mil atendimentos por mês em diversas especialidades, como fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, fisioterapia, hidroterapia, ortopedia, neuropediatria e reabilitação pulmonar.

“Como está ao lado da BR-116, a Régis Bittencourt, essa região tem muitos acidentes. Então é comum que tenha pessoas para serem tratadas cirurgicamente quando há um trauma desse tipo e depois a própria recuperação pode ser feita aqui. Portanto, o Centro de Reabilitação tem uma relação muito importante com a proximidade da BR-116”, disse Goldman.

A nova ala do hospital tem 600 m2, que vão abrigar salas especiais, piscinas e um ginásio poliesportivo adaptado, por exemplo. Os equipamentos também são de última geração e serão operados por profissionais especializados.

“Este centro se fez necessário justamente para que possamos dar fluxo com tranquilidade aos atendimentos que necessitam de tratamento com reabilitação”, afirmou o diretor do hospital, Didier Roberto Ribas.

As obras começaram em setembro de 2009 e foram concluídas em março deste ano. Foram gastos cerca de R$ 2,5 milhões, além de R$ 729 mil em equipamentos e mobiliários, recursos provenientes da Secretaria da Saúde.

A unidade

O Hospital Geral de Itapecerica da Serra possui 220 leitos para as especialidades de clínica médica, clínica cirúrgica, ortopedia, pediatria, gineco-obstetrícia e neurocirurgia para urgências e emergências. Em 2009, realizou 571 mil exames, 50 mil atendimentos de urgência e cerca de 8 mil cirurgias. Ele atende uma região de aproximadamente 290 mil habitantes.

Da Secretaria da Saúde