Goldman participa da inauguração do Ecopátio Imigrantes

Empreendimento reforça a importância da construção do Rodoanel para o reordenamento do transporte de carga

qua, 14/04/2010 - 8h08 | Do Portal do Governo

(atualizado às 16h)

O governador Alberto Goldman participou nesta quarta-feira, 14, da inauguração da primeira fase do Ecopátio Imigrantes, localizado estrategicamente a 600 metros do entroncamento da rodovia dos Imigrantes com o Rodoanel. O empreendimento, que será um grande parque logístico, reforça a importância da construção do Rodoanel para o reordenamento do transporte de carga e consequente redução dos congestionamentos e de poluentes no sistema viário da capital.

“É um local logístico, que permite ser um local de transferência de depósito e transferência de cargas que vêm do porto e vão para todos os espaços do estado de São Paulo. Só foi possível isso, evidentemente, agora com a conclusão deste Trecho do Rodoanel Sul”, disse o governador Alberto Goldman durante o evento.

A maior obra viária da América do Sul, o trecho Sul do Rodoanel Mário Covas entrou em operação no último dia primeiro de abril e em menos de quinze dias já recebeu quase meio milhão de veículos, trazendo impactos significativos ao trânsito da capital. A melhora mais expressiva nos índices de congestionamento foi na avenida dos Bandeirantes, com queda média de 75% ao longo do dia, sendo que a expectativa inicial era de uma redução de 37%. Na Marginal do Tietê, a queda foi de 64% e na Marginal Pinheiros, 46%, com expectativa inicial de 43%.

“Com o Rodoanel, você vai poder instalar qualquer empresa, vai ter facilidade de chegar ao porto de Santos, de atingir o interior do Estado de São Paulo, o Norte, o Nordeste e o Sul do Brasil. Portanto isso realmente é uma alavanca para o desenvolvimento do Estado e do País”, confirmou o governador.

O trecho Sul interliga as rodovias Anchieta e Imigrantes, além da Região do ABC, às rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt, que já estavam interligadas pelo Trecho Oeste desde outubro de 2002. O novo trecho Sul passa pelos municípios do Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá.

O novo trecho do Rodoanel termina em Mauá, próximo à avenida Papa João XXIII. Futuramente, esta avenida, que está sendo duplicada, será interligada à Jacu-Pêssego. Quando o Complexo Jacu-Pêssego for finalizado, ainda no segundo semestre, ele facilitará o escoamento em vias como a avenida do Estado, as rodovias Ayrton Senna, Dutra e Aeroporto de Cumbica, dando mais uma alternativa para moradores da zona Leste da capital e parte da Região Metropolitana. 

A obra exigiu investimento de R$ 5 bilhões, sendo R$ 3,2 bilhões referentes às obras brutas e o restante R$ 1,8 bilhão destinados às compensações ambientais, desapropriações, reassentamentos e interferências. Iniciada em maio de 2007, o empreendimento durou 35 meses, o que equivale a 1,75 km por mês, um trabalho de ponta de engenharia. Na área ambiental, o projeto do Rodoanel Sul tem 26 programas para a preservação de Fauna e Flora.

Da Secretaria dos Transportes