Goldman recebe campeão do Soletrando 2010

Garoto estuda na rede estadual paulista desde o primeiro ano do Ensino Fundamental

ter, 13/04/2010 - 9h03 | Do Portal do Governo

(atualizado às 14h25)

O governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, recebeu nesta terça, 13, no Palácio dos Bandeirantes, o estudante Dener Luiz da Silva, 12 anos, vencedor do “Soletrando 2010”, promovido pelo programa “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo.

Após soletrar corretamente a palavra iâmbico, o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Américo Brasiliense, em Santo André, garantiu, no último sábado, o troféu Rachel de Queiroz e uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil. O governador destacou a conquista do garoto. “Um rapaz que realmente tem uma enorme capacidade. É evidente que se ele não tivesse na sua escola uma direção e professores adequados não teria chegado a isso. Eu acho que os louros dessa vitória se devem a ele e toda a equipe da escola. Então, eu acho que ele é um orgulho para São Paulo”, afirmou.

O garoto, que estuda na rede estadual paulista desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, foi selecionado entre alunos de duas mil escolas paulistas inscritas. O “Soletrando” é um desafio de língua portuguesa do qual participam estudantes da rede pública de ensino, do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, de todo o Brasil, sendo um representante por Estado.

“Vestir o fardão [vestimenta oficial dada ao campeão] foi a realização total de um sonho. Não podia ser melhor. Estou muito feliz por ter ganho o ‘Soletrando’, que é um concurso muito difícil”, contou o campeão em entrevista após a final. “Acho que o nível dos outros 26 candidatos era incrível. Eu sabia que não seria nada fácil. Foi bastante acirrado”, completa Dener.

Apesar de ter demonstrado excelente aptidão em língua portuguesa, o estudante diz que a disciplina não é a sua favorita. “Não tenho uma matéria preferida. Gosto de todas”, salienta o adolescente, que também demonstra talento em outras disciplinas. Em 2009, Dener ganhou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Dener encontrou Goldman acompanhado das professoras de português e de leitura, Maria Bento da Purificação e Maria Lúcia Ramos da Silva, respectivamente, além da diretora da escola, Alice de Oliveira Gaiasa.

Bom desempenho no Saresp

Dener foi um dos cerca de 1,8 milhão de alunos da rede estadual que em 2009 participaram da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A avaliação apontou avanço no ensino público estadual de forma generalizada, principalmente em relação ao Ensino Fundamental. A média de língua portuguesa na quarta série do Ensino Fundamental subiu 10,4 pontos (de 180, em 2008, para 190,4, em 2009). Em matemática, a melhora na quarta série também foi muito expressiva, de 10,8 pontos (de 190,5 para 201,3).

As médias de língua portuguesa e matemática na oitava série do Ensino Fundamental também melhoraram: 4,6 pontos em português (de 231,7 para 236,3) e 5,8 pontos em matemática (de 245,7 para 251,5). “Os resultados mostram que os programas inovadores implementados pelo governo do Estado já estão melhorando a qualidade da educação das nossas crianças e jovens”, afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Da Secretaria da Educação