Centro da capital ganha Etec Nova Luz e sede do Paula Souza

Goldman vistoria obras que integram ações do Estado para revitalização da região

qui, 08/04/2010 - 7h27 | Do Portal do Governo

(atualizado 10h20)

O governador Alberto Goldman vistoriou nesta quinta-feira, 8, as obras do complexo que abrigará a Escola Técnica Estadual (Etec)  Nova Luz, o Centro de Capacitação de Professores e a nova sede administrativa do Centro Paula Souza, o primeiro órgão público a se mudar para a Nova Luz. A instalação do complexo integra o conjunto de ações do Governo do Estado para a revitalização da região.

As obras, já em andamento, devem ser concluídas em 2011 e vão custar R$ 60 milhões. O terreno de 6.870 metros quadrados foi desapropriado especialmente para abrigar o Centro Paula Souza e a nova Etec. As construções vão ocupar um terreno no quadrilátero formado pelas Ruas Timbiras, Andradas, Aurora e General Couto de Magalhães. “Esta é uma das primeiras obras de revitalização da Nova Luz. É todo um trabalho, em parceria com a prefeitura, para tornar o centro da cidade mais habitável”, disse o governador durante vistoria.

Serão 26.922 metros quadrados de área construída. A sede administrativa do Centro Paula Souza ocupará um bloco com subsolo, térreo, mezanino, cinco pavimentos de escritórios e um pavimento para creche. Em evento, o governador ressaltou a importância da ampliação da administração do Centro Paula Souza para acompanhar o crescimento dos alunos atendidos pelo órgão. Em 2006, eram cerca de 100 mil alunos, até o fim deste ano, este número deve ultrapassar a marca de 250 mil. “O Centro Paula Souza tem setores isolados espalhados por vários pontos, vamos concentrar toda a administração aqui. Será uma espécie de reitoria”, completou.

Já a Futura Etec Nova Luz ocupará um bloco com térreo, mezanino e cinco pavimentos para laboratórios e salas de aula, mais um bloco de três auditórios, uma secretaria acadêmica e uma quadra poliesportiva. A Etec terá cerca de 2,5 mil alunos divididos entre Ensino Médio e sete cursos técnicos: Administração, Comércio, Contabilidade, Design do Vestuário, Informática, Marketing e Química. A unidade terá 21 salas de aula, 13 laboratórios, duas oficinas e quadra poliesportiva.

O Centro de Capacitação de Professores ocupará um edifício já existente que será recuperado e adaptado. Um espaço térreo público comum aos edifícios do complexo formará uma praça de 3.342 metros quadrados. Os prédios serão elevados sobre pilotis de 7 metros acima do piso, formando um grande vão. O conjunto é uma das portas de entrada da Nova Luz e pode ser avistado desde a Estação da Luz e da Sala São Paulo. Na Rua dos Timbiras, a nova sede fará vizinhança com o prédio do PoupaTempo e da Polícia Militar.

História

Achados arqueológicos dos séculos 19 e 20, como vestígios de oficinas de artífices, encontrados no terreno ficarão em exposição permanente no mezanino do prédio administrativo da nova sede, estabelecendo uma união entre o passado e o presente da tecnologia de São Paulo. A retirada e catalogação do material foi possível graças à preocupação do Centro Paula Souza em fazer um estudo sério do terreno antes do início das obras.

Obras integram conjunto de ações para revitalização da Nova Luz

A instalação do complexo Centro Paula Souza na Nova Luz faz parte de uma série de esforços do governo do Estado de São Paulo para a recuperação e revitalização dessa região da cidade, que incluem ainda a Ação Integrada Centro Legal, a construção do Complexo Cultural –  Teatro da Dança e o restauro do Palácio dos Campos Elíseos.

Iniciada há oito meses, a Ação Integrada Centro Legal tem como objetivo diminuir os índices de criminalidade e reduzir o consumo e venda de drogas no centro da cidade. A operação, que não tem data prevista para ser concluída, reúne mais de 20 órgãos municipais e estaduais, além de entidades ligadas à sociedade civil. Saiba mais sobre a revitalização da Luz.

Do Centro Paula Souza