Governo de São Paulo moderniza transportes sobre trilhos

Investimentos nas linhas da CPTM e no Metrô trazem conforto e qualidade ao serviço

seg, 29/03/2010 - 14h42 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo está investindo em conforto e qualidade nos serviços de trens e metrô na Capital. Prova disso é a aproximação das estações da CPTM dos conceitos de estações de metrô: as três delas reformadas e entregues neste final de semana mostram como o serviço de acessibilidade e as mudanças estruturais contribuem para o bem-estar dos usuários. Essas medidas fazem parte do Plano de Expansão dos transportes metropolitanos.

Estações modernizadas

As estações Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passaram por uma reforma estrutural para alcançar a qualidade de metrô. Além de elevador e novas escadas fixas, elas têm bilheterias blindadas, salas operacionais e de atendimento ao usuário. Também contam com nova infraestrutura para sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, comunicação visual com painéis luminosos eletrônicos, detecção de incêndio, mapa tátil com botoeira, rota tátil e piso tátil de alerta, telefonia, entre outros. Leia mais aqui.

Novos trens

A Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 12-Safira da CPTM receberam neste final de semana duas novas composições, as quais já entraram em operação. Estes dois primeiros trens foram produzidos na fábrica da CAF, na Espanha, e chegaram ao Brasil entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010, passando por uma bateria de testes até serem entregues para a operação nesta data. Até o final do ano, serão entregues 20 novas composições para a Linha 12-Safira, 20 na Linha 7-Rubi, 10 na Linha 3-Vermelha e sete na Linha 1-Azul. 

Além deste lote de 57 trens, a CAF também está produzindo oito composições para a Linha 9-Esmeralda e já assinou contrato para o fornecimento de 36 tens para a Linha 8-Diamante, por meio de uma PPP (Parceria Público Privada). Leia mais aqui.

Melhor das Américas

O Metrô de São Paulo é o melhor das Américas (Best Metro Americas), de acordo com a The Metros, principal premiação do setor metroviário no mundo. O anúncio foi feito durante a conferência MetroRail 2010, que reuniu em Londres, 250 executivos, representantes de 70 companhias de metrô de 40 países.

Os motivos que deram o prêmio ao Metrô da capital foram: cobertura da rede, integração com outros sistemas de transportes, frequência, eficiência e segurança dos serviços, níveis de serviço ao cliente, avaliação do serviço e do preço pelo cliente, condições gerais como acessibilidade, segurança pública e operacional, altos níveis de confiabilidade e alto padrão de desempenho, inovação tecnológica, considerações e contribuições ambientais. Leia mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações do Metrô  e da CPTM