Pertinho da Capital, Vinhedo reúne charme e badalação

Cidade oferece aos seus moradores uma qualidade de vida acima da média

sex, 26/03/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Se você quer fazer um passeio gostoso e não quer ficar muito tempo na estrada, a dica é Vinhedo. Localizada a apenas 76 quilômetros da Capital, a charmosa cidade integra seleto grupo de municípios que oferecem aos seus moradores uma qualidade de vida acima da média. Aliás, isso tem atraído muitos paulistanos para lá – existem vários casos de pessoas que têm casa para passar os finais de semana ou simplesmente decidiram trocar o agito da metrópole pelo ar puro e sossego dessa cidade típica do interior.

A tranquilidade, no entanto, tem dia certo. A partir de sexta-feira e até domingo, ela dá lugar à badalação. A vida noturna é bem agitada, com diversos restaurantes, bares, choperias, cafés e danceterias. A Praça do Aquário, inaugurada em 1990, é o ponto de encontro dos jovens.

Além da noite, Vinhedo possui diversos atrativos turísticos. O Portal dos Imigrantes, localizado logo na entrada da cidade, é um deles. Inaugurada em julho de 1982, tem área de 5.000 metros quadrados e é uma homenagem aos imigrantes italianos que se fixaram na região. Quem chega à cidade também se impressiona com a beleza do canteiro de flores localizado na avenida Aparecida Telau Serafim. É um dos mais belos cartões postais da cidade. Outra atração fica no ponto mais alto da cidade: é a estátua do Cristo Redentor. Dali o turista pode ter uma visão quase total da cidade.

Se você quiser conhecer a história dos primeiros imigrantes que chegaram à cidade no início do século XX, visite o museu. No mesmo prédio, também funciona o Centro de Informações Turísticas. Conheça também a Casa Siloé, um centro de retiro coordenado pelos monges do Mosteiro São Bento. Os monges confeccionam velas e comercializam artigos religiosos, vinhos e licores. O local também é utilizado para palestras e cursos, aberto a grupos particulares de igrejas, escolas, empresas e outras instituições.

Circuito das frutas

Vinhedo é uma das cidades que integram o Circuito das Frutas – também fazem parte desse circuito os municípios de Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu , Jundiaí, , Louveira, Morungaba e Valinhos. A fruta símbolo é a uva, que é plantada em grande escala nas fazendas da região. Todos os anos, no primeiro semestre, é realizada a tradicional Festa da Uva que atraí milhares de turistas. Este é o maior evento turístico do município e promove diversas atrações como exposição e venda de frutas, leilão de uvas premiadas, parada italiana com a cerimônia de pisar nas uvas, parque de diversões e desfile de cavaleiros. 

Parques

Vinhedo conta também com diversas opções de passeios ao ar livre. Os mais famosos são o Hopi Hari (parque de diversões) e o Wet’n Wild (parque aquático). Se você tem filhos, são passeios imperdíveis. Nos finais de semana, prepare-se para enfrentar as inevitáveis filas, mas o esforço valerá a pena: as crianças vão adorar.

Outra dica é o Parque Municipal Jayme Ferragut, local onde é realizada a Festa da Uva. Com área de 92.500 metros quadrados, o parque conta também com um ginásio de esportes, lago e parque aquático municipal.

Conheça também a Represa João Gasparini, também chamada de Represa II. Inaugurada em 1979, tem fonte natural, pedalinhos, quadras esportivas, praças e locais para realização de eventos. Fica à 1,5 quilômetro do centro da cidade. Já fora do perímetro urbano, está o Bosque Municipal José Carlos Giunco. É uma reserva florestal muito procurada para quem vai em busca apenas de descanso, paz e contato com a natureza.

Como chegar

Localizada entre São Paulo e Campinas, Vinhedo fica no Km 75,5 da Rodovia Anhanguera, e também tem acesso pela Rodovia dos Bandeirantes.

Para conferir como está o trânsito nas estradas, acesse os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Outras dicas de viagem

Confira outros destinos indicados pelo portal:

Santos

Brotas

Bananal

Eldorado

Ilhabela

Jaguariuna

Atibaia

Barra Bonita

São Roque

São Carlos

Itu

Taubaté

Holambra

Monte Alegre do Sul

São Francisco Xavier

Salto

Botucatu

São Bento do Sapucaí

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo