Governo anuncia programa de busca de emprego por endereço

Mapa mostrará distância entre endereços da empresa e do candidato

qui, 25/03/2010 - 8h52 | Do Portal do Governo

Atualizado às 11h37

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, anunciou nesta quinta-feira, 25, a implantação da ferramenta de georreferenciamento no Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br), sistema online de intermediação de mão de obra. “É uma grande inovação, que vai informar o endereço do candidato com precisão. Será uma comodidade para o trabalhador, que chegará mais rápido ao emprego, e também para a empresa, que vai economizar no custo do transporte e encontrará profissionais com o perfil procurado e que morem perto de sua unidade – seja na indústria, comércio ou prestação de serviços”, ressaltou Afif.

O secretário também afirmou que o georreferenciamento terá uma importância especial nas grandes cidades, onde há mais trânsito e o cidadão precisa usar mais de uma condução para chegar ao local do trabalho. 

Mapa 

Neste primeiro momento, o módulo de georreferenciamento poderá ser usado pelos empregadores. Após cadastrarem as vagas de que dispõem, eles vão visualizar na tela do Emprega São Paulo os candidatos que – além de se encaixarem no perfil desejado – moram o mais próximo possível do local de trabalho. Isso será apresentado de forma decrescente (do mais perto para o mais distante da empresa).  

Se desejar, o empregador poderá visualizar, num mapa, onde o candidato reside. Por meio dessa imagem também será possível calcular a distância entre a empresa e a residência. Na imagem abaixo, o empregador está representado pela cor vermelha e o trabalhador pela cor azul.  

Até então, era disponibilizada uma relação de candidatos que se enquadravam ao perfil da vaga, sem o critério específico de localização. Com o georreferenciamento, o endereço do trabalhador será priorizado na apresentação dos candidatos ao empregador.  

Em breve, o georreferenciamento também estará disponível para os candidatos – que terão acesso às vagas mais próximas de suas residências.

O Emprega em números

O Emprega São Paulo entrou no ar em agosto de 2008, para fase de testes, e foi anunciado oficialmente pelo governador José Serra em novembro do mesmo ano.  

O sistema facilita a vida dos candidatos e empregadores, já que todo o procedimento é feito pela internet: cadastro de vagas e de currículos, convocações e encaminhamentos. As convocações também são feitas por mensagem SMS.

Quem não tem acesso à internet deve comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com RG, CPF e carteira de trabalho. Nesses locais os funcionários da SERT cadastram o candidato no Emprega São Paulo.

Hoje, o sistema dispõe de mais de 22 mil vagas no Estado, em todos os setores: serviços, agropecuária, vendas, saúde, construção civil e indústria, entre outros.    

Estatísticas do Emprega SP (desde agosto de 2008) 
Candidatos Cadastrados – 2.283.894 
Encaminhamentos – 1.893.609 
Convocações – 1.572.169 
Candidatos Admitidos (formalmente comunicados) – 194.891 
Empregadores Cadastrados – 150.888 
Vagas Cadastradas – 148.732 
Mensagens SMS (*desde março de 2009) 527.496 

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho