Governo de SP lança o Programa Consciência Alimentar

Ação vai conscientizar alunos e mães sobre a importância de alimentação saudável

qua, 24/03/2010 - 11h16 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 15h35)

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Mônica Serra, lançou o Programa Consciência Alimentar nesta quarta-feira, 24, no Centro de Educação Unificado (CEU) Cidade Dutra. O objetivo do programa é conscientizar alunos e mães sobre a importância de uma alimentação saudável, focando no papel da mãe como formadora de bons hábitos e da sua responsabilidade no preparo dos alimentos e nas crianças como agentes de formação de novos hábitos de consumo por meio das atividades realizadas na escola. O decreto que cria o programa em todo o Estado foi assinado pelo governador José Serra também nesta quarta-feira.

“É um programa revolucionário, mágico. Podemos fazer dele um programa de todo o Estado, assim todos teremos uma qualidade de vida melhor” disse o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio.

O projeto piloto do programa está sendo realizado em 30 Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs da zona sul da Capital, com aproximadamente 9 mil crianças entre 5 e 6 anos.  

Na oficina realizada com as crianças, há aulas teóricas e práticas abordando a importância da alimentação saudável, além da elaboração de receitas nutritivas para o público infantil. Cada criança recebe um kit de avental, livro com atividades lúdicas e receitas direcionadas, além de vídeos de Consciência Alimentar para Família e para as Crianças. Na palestra para as mães, são fornecidas dicas de compra e conservação de alimentos, higiene dos alimentos e consumo de leite, frutas e verduras, além da elaboração de receitas e degustação de pratos saudáveis.  

“Identificamos o problema e o atacamos de todos os lados”, disse a primeira-dama do Estado Mônica Serra, referindo-se à desnutrição e à obesidade. “O Governo poderá criar a partir desse programa políticas publicas de alimentação saudável”, completou.

O programa, coordenado pelo Fussesp, foi desenhado em conjunto com as Secretarias de Estado de Agricultura e Abastecimento e Secretarias Estaduais e Municipais da Educação e Saúde. A equipe técnica do Programa é formada por nutricionistas e técnicos em nutrição da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 

O programa poderá ser implantado em outros municípios interessados mediante assinatura de convênio com o Fussesp para capacitação de Agentes Multiplicadores para expandir essa ação em todo o Estado. 

Dentro do programa, foi realizado no último dia 18, o primeiro encontro com representantes de Fundos Sociais de Solidariedade de 70 municípios do interior, dos quais 35 manifestaram interesse em participar do programa Consciência Alimentar.

Da Secretaria de Agricultura e do Fussesp