Governo de SP inaugura UTI Neonatal e Pediátrica em Matão

Secretaria da Saúde investiu R$ 957 mil em novos equipamentos

sex, 12/03/2010 - 13h37 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo inaugura nesta sexta-feira, 12, a UTI neonatal e pediátrica do Hospital Carlos Fernando Malzoni, em Matão, na região de Araraquara. Na ocasião, também será inaugurado o serviço de hemodiálise, que contará com 14 máquinas. Participam do evento o governador José Serra e o secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas.

A Secretaria da Saúde investiu R$ 957 mil para a compra de equipamentos para os 10 novos leitos da UTI, cujas obras começaram em junho do ano passado. A UTI é resultado de uma parceria com o município que reformou o espaço físico e o Estado cedeu os equipamentos.

O hospital atende 12 municípios da região; são 5,5 mil atendimentos e 12 mil exames por mês em 27 especialidades. Com a reforma, agora, a unidade também oferecerá serviço para gestantes de alto risco.

Os critérios de classificação entre as diferentes UTIs, para cadastramento no SUS, foram estabelecidos na gestão de José Serra no Ministério da Saúde. Além disso, foram criadas as unidades de cuidados neonatais para atendimento dos recém-nascidos de médio risco.

“Nós estamos enfatizando agora a parte do pós-natal de maneira a reduzir ainda mais a mortalidade infantil, salvar vidas. Esta UTI vai ter um papel muito importante não apenas em Matão, pois ela tem capacidade para atender a região”, disse o governador José Serra

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo