Estado inaugura Poupatempo de Piracicaba

Unidade vai realizar 4 mil atendimentos diários

sex, 12/03/2010 - 13h07 | Do Portal do Governo

(atualizado às 20h30)

O Governo de São Paulo entregou nesta sexta-feira, 12, o Poupatempo Piracicaba, 17º posto da Central de Atendimento ao Cidadão que há mais de 12 anos presta serviços de qualidade à população.

A unidade, entregue pelo governador José Serra e pelo secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, fica na Praça José Bonifácio e tem capacidade para realizar 4 mil atendimentos diários e 88 mil mensais. São mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos distribuídos pelos 2.740m² do espaço. No local, oito órgãos prestam serviços: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Secretaria da Fazenda e Banco Nossa Caixa, além de serviços da Prefeitura de Piracicaba, presente com as Secretarias de Finanças, Trânsito e Transportes, Habitação e do Departamento de Água e Esgoto.

“Hoje 80% dos RGs, das carteiras de identidade em São Paulo, são emitidas por Poupatempos e representam uma imensa economia de tempo”, disse o governador José Serra, acrescentando que “o Poupatempo poupa tempo de verdade para as pessoas, para o lazer ou para o trabalho. E nós temos indicações dos usuários do Poupatempo que a aprovação é superior a 90%”.

Com uma equipe de aproximadamente 135 funcionários, distribuídos entre servidores públicos, administração indireta, contratados e serviços de apoio, o Poupatempo Piracicaba atenderá a população de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h, e aos sábados, das 9 às 13h.

“É um dos melhores serviços públicos que existem em São Paulo. E que, inclusive, se irradiou para o Brasil, como para Brasília, para o Rio de Janeiro, enfim, é um serviço de primeira qualidade”, concluiu o governador.

O investimento total para a implantação e gestão da unidade, cujas obras foram iniciadas em maio de 2009, é de R$ 36,3 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do Posto ao longo de todo este período.

Novas ferramentas de modernização

A exemplo do Poupatempo Taubaté, inaugurado há dois meses, a unidade de Piracicaba também abre as portas para a população já contando com novos mecanismos que estão modernizando e otimizando ainda mais os serviços. Entre eles, estão: o Sintonia, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento, estará instalado em 19 máquinas, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego; os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do RG por meio de cartão de débito; e o aviso do agendamento de serviços de RG e Atestado de Antecedentes Criminais através de mensagens de texto SMS.

Expansão do Programa Poupatempo

Com a inauguração do Poupatempo Piracicaba, o programa passa a contar com 17 Postos Fixos. Seis deles (Osasco, Santos, São José do Rio Preto, Jundiaí, Taubaté e Piracicaba) foram entregues em menos de dois anos e fazem parte do Plano de Expansão do Governo de SP. O projeto ainda prevê a implantação de unidades nos municípios de Araçatuba, Araraquara, São Carlos, Rio Claro, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba, Caraguatatuba, Tatuí, Botucatu, Cotia, Mogi das Cruzes, além de Cidade Ademar (região sul) e Lapa (região oeste), ambas na capital paulista.

Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos 95 mil atendimentos realizados à época do anúncio da expansão, em outubro de 2007, para mais de 140 mil atendimentos diários. Com a entrega dos seis primeiros postos desta expansão, a capacidade diária do Programa será superior a 122 mil.

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação – que há mais de 12 anos presta serviços de qualidade à população. Desde a inauguração do primeiro Posto, o Sé, em 1997, o programa prestou mais de 240 milhões de serviços.

Da Secretaria de Gestão Pública e do Poupatempo