Professores aprendem a aplicar agendas ambientais em aula

Estão programadas 28 capacitações em 14 cidades do interior para este ano

qui, 04/03/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Para facilitar o entendimento dos conceitos, atitudes e práticas das agendas ambientais do Programa Criança Ecológica, a Secretaria do Meio Ambiente promove palestras com professores. Com duração de um dia, em sala de aula o curso ensina alunos de oito a dez anos a tratar a questão ambiental e a cuidar do planeta. Estão programadas 28 capacitações em 14 cidades do interior para este ano. A primeira ocorreu no Parque Villa-Lobos, na Capital, com a participação de 400 docentes. A do interior, em Capela do Alto, reuniu mais de 200.

Com dinâmicas e interatividade, os profissionais conhecem a aplicação transversal das quatro agendas ambientais do Criança Ecológica: Verde (fauna e flora); Azul (água); Cinza (poluição) e Amarela: (aquecimento global). A aplicação do material pedagógico do programa em classe e a introdução das questões ambientais do dia a dia de todas as disciplinas eram as principais solicitações dos professores à Coordenadoria de Educação Ambiental, responsável pela capacitação, informa a coordenadora do programa, Malu Freire.

Ela acrescenta que o curso atende a essas reivindicações e ajuda o professor a planejar as aulas para fazer correlação de todas as disciplinas (como Matemática, Português, Geografia, Artes, Educação Física) com as questões ecológicas. Também oferece suporte para o professor dar continuidade ao estudo e se atualizar ao disponibilizar bibliografias, acesso a conteúdos pedagógicos e ao filme do programa. O material do Criança Ecológica chegará às salas de leitura das escolas e aos programa Ler e Escrever e Cultura é Currículo.

Malu diz que a capacitação ajudará até nas visitas dos estudantes aos espaços do Criança Ecológica, que é um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da pasta do Meio Ambiente. “As visitas renderão mais porque o professor terá mais informações e envolvimento”. Além disso, a proposta do curso envolve quatro vertentes: técnicas de mapeamento da realidade de cada região (diagnóstico ambiental local), construção de espaços educativos sustentáveis (como economia de água, reciclagem de lixo, merenda sustentável), elaborar projetos de educação ambiental e obter recursos financeiros.

Da Agência Imprensa Oficial