Serra dá boas vindas a alunos na primeira aula da Univesp/Unesp

Governador José Serra: Boa Noite a Todos! Antes de mais nada, queria dar parabéns a todos vocês. Primeiro, por terem sido aprovados numa seleção difícil, num vestibular muito concorrido, como […]

seg, 01/03/2010 - 20h10 | Do Portal do Governo

Governador José Serra: Boa Noite a Todos!

Antes de mais nada, queria dar parabéns a todos vocês.

Primeiro, por terem sido aprovados numa seleção difícil, num vestibular muito concorrido, como todos os que servem de porta de entrada para cursos públicos – e de qualidade.

Em segundo lugar, porque vocês começam hoje mais uma etapa rumo à qualificação, que é tão importante em todas as profissões e mais ainda na que escolheram, a de professores.

E terceiro, por serem nossos primeiros parceiros nessa aventura que é a Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Vocês são e serão para sempre, a primeira turma do primeiro curso de graduação dessa iniciativa pioneira do Governo do Estado de São Paulo, oferecida em parceria com a Unesp. E entram assim, sem qualquer exagero, para a história do ensino superior público no nosso país.

Muitos de vocês já sabem, mas é bom lembrar, que o Programa Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – começou em agosto de 2009. O objetivo é o de contribuir para a expansão do ensino superior público gratuito, e de qualidade, no Estado.

Para atingir essa meta, foi formado um mutirão. A concepção do programa é do Governo estadual, por meio da Secretaria de Ensino Superior. Na sua organização e funcionamento participam, de maneira consorciada, a USP, a UNESP, a Unicamp, o Centro Paula Souza, a Fundação Padre Anchieta, a Fundap,a Imprensa Oficial e a Fapesp. Mais do que siglas, são todos parceiros em torno dessa meta ambiciosa: aumentar expressivamente a oferta de vagas em cursos superiores, com o apoio das tecnologias mais avançadas e o aval de instituições renomadas.

Além de Pedagogia, dois outros cursos já estão funcionando pela Univesp desde outubro do ano passado. Eles oferecem formação num campo muito importante para o desenvolvimento profissional: o domínio de outras línguas. Quando morei no Chile, aprendi bem, (razoavelmente bem, diria a Mônica, minha mulher, que é chilena) o espanhol. Nos Estados Unidos, onde estudei e dei aulas, melhorei muito meu inglês. Agora, dez mil alunos das Fatecs e Etecs – que ganharam muitas novas unidades no meu governo – podem ter acesso aos cursos de Inglês e Espanhol. Dez mil alunos! 7.500 de Inglês e 2.500 de Espanhol, numa parceria com o Centro Paula Souza para implementar a formação dos alunos das Fatecs e das Etecs.

Isto para não mencionar o novo Programa de Aperfeiçoamento de Idiomas, da Secretaria da Educação de São Paulo. Ele promoverá cursos de inglês, francês e espanhol, complementares aos cursos de língua estrangeira dados no ensino regular. Com duração de oito meses meses, serão ministrados pelos Centros de Estudos de Línguas, do Estado, ou por entidades particulares devidamente credenciadas e remuneradas pelo Governo do Estado.Em 2010, o Programa beneficiará mais de 650 mil alunos do Ensino Médio estadual, que receberão as aulas e o material didático inteiramente de graça.

O Curso de Pedagogia, que hoje se inicia, cumpre duas finalidades igualmente relevantes em termos sociais: a formalização da atividade de ensino que vocês já exercem, através da obtenção do diploma, e a oferta de uma formação reconhecidamente qualificada para o exercício pleno de sua profissão. Nesse reencontro com o mundo acadêmico, vocês passam a integrar o corpo discente de uma das três estaduais paulistas e uma das melhores do país – a Unesp.

Mas, além de todos vocês, os grandes beneficiários dessa sua volta coletiva aos bancos escolares – num formato do século XXI, serão os seus alunos no Ensino Básico e Fundamental.

A universidade, pelo Programa Univesp, vai até você e você, com ela também se encontra, toda semana, para as atividades presenciais do curso programadas para os 22 polos distribuídos por 21 cidades do Estado, incluindo a capital, onde está presente a Unesp.

Sessenta por cento do Curso de Pedagogia, que tem uma carga horária total de 2.900 hs., ao longo de 3 anos e meio, são oferecidos a distância, com metodologias próprias dessa modalidade de ensino. Os outros 40% são presenciais, com o acompanhamento de tutores nos pólos que receberão cada um, turmas de 50 estudantes.

A marca registrada desse curso – como dos outros que a Univesp vai oferecer daqui para diante, em parceria com a Unesp, Usp e Unicamp, – tenho certeza, será o rigor. Rigor dos processos avaliativos do desempenho dos alunos no curso e na avaliação do próprio curso em seu desempenho acadêmico. Rigor que se traduz pela qualidade.

Como dissemos, o Curso de Pedagogia associa, assim, metodologias mais tradicionais de ensino a outras mais contemporâneas, baseadas no uso intensivo das tecnologias de informação e de comunicação, além de disponibilizar para o estudante um canal digital de TV, em sinal aberto, 24 horas por dia, de acesso inteiramente gratuito, com uma programação que trata diretamente dos conteúdos do curso de Pedagogia, e privilegia a educação como tema básico. Quem quiser saber mais e aprender sempre, já tem na Univesp TV uma alternativa entre os canais abertos na cidade de São Paulo, e nas parabólicas digitais de todo o Estado e do Brasil.

No material impresso, na atenção constante do corpo de professores, coordenadores e tutores, vocês terão as ferramentas para enfrentar com serenidade mais esse desafio acadêmico e profissional.

Com o curso semipresencial de Pedagogia da Univesp/Unesp, São Paulo inscreve seu sistema de ensino superior público gratuito no rol das grandes instituições que o mundo inteiro reconhece. É o caso da Open University (Reino Unido), da Universidade Virtual do Pays de La Loire (França), da Tele-Universidade do Québec (Canadá), da Universidade Virtual de Monterrey (México) e da própria Harvard (Estados Unidos).

E se alguém um dia duvidou que o programa Univesp é uma mudança muito importante no mundo do ensino superior, certamente vai se render aos números, contra os quais é impossível brigar. Tivemos quase 8 mil inscritos para o processo seletivo do curso de Pedagogia Univesp/Unesp. Ou seja, mais de o dobro do total de candidatos aos cursos presenciais de pedagogia nas três universidades estaduais juntas (3.777). Especificamente na cidade de São Paulo, a relação de quase 16 candidatos por vaga deste vestibular é mais de o dobro se comparada com o curso presencial de pedagogia da USP.

As 1.350 vagas deste curso significam uma expansão de 21% no total de vagas de todos os cursos de graduação da UNESP, e 6,5% relativamente ao total de cursos de graduação das três universidades estaduais – USP, UNESP e UNICAMP. Além disso, o número de vagas para pedagogia nas três universidades praticamente triplicou com o curso UNIVESP/UNESP, passando de 745 para 2.095. Isso mostra o potencial de alcance do programa, e a sua capacidade de atendimento à demanda social, que é grande no Brasil, e proporcionalmente,maior ainda no Estado de São Paulo.

Dessa forma, a partir de uma fundamentação pedagógica sólida, e diante da necessidade de oferecermos mais vagas àqueles que querem se aperfeiçoar nos estudos, inauguramos agora simultaneamente em 21 polos de UNIVESP distribuídos nos campi da UNESP em todo o Estado, as atividades do curso de Pedagogia semipresencial.

Por tudo isso, repito e relembro: vocês, os estudantes que passaram no processo seletivo, e que constituem a primeira turma de graduação do Programa Univesp, são também, como alunos do curso, os primeiros fundadores de uma nova era no ensino superior público paulista.

Parabéns a cada um. E boa sorte.

Um ótimo curso a todos!