Projeto Skate da Fundação CASA completa 10 anos

Projeto já atendeu 1.100 jovens; hoje 90 jovens de cinco unidades participam das aulas

sex, 26/02/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Projeto Skate na CASA completa 10 anos em fevereiro. Para comemorar a data, a Converse Skateboard doará 100 pares de tênis aos participantes do projeto. O evento acontecerá nesta sexta-feira, 26, na Unidade de Internação Itaquera, zona Leste de São Paulo. O projeto foi idealizado pelo funcionário da CASA e skatista Sandro Soares, depois de  uma apresentação de improviso no antigo e extinto Complexo do Tatuapé, que foi desativado em 2007.

“Fui me apresentar lá e fiquei impressionado com a molecada. Percebi que eles precisavam de algo que realmente abrisse as suas mentes como, por exemplo, o skate. Não sosseguei até colocar o projeto em andamento e hoje ele completa 10 anos”, conta Testinha, que começou como voluntário.

O projeto faz muito mais do que ensinar os adolescentes a andar de skate. A analogia entre o aprender a usar o skate, cair, levantar e começar de novo é feita com as dificuldades que trouxeram o adolescente para a Fundação. “Se na vida eles caíram, também precisam saber que, como no skate, podem levantar, recomeçar, fazer novas escolhas e mudar o rumo das próprias vidas”, explica Testinha.

Nestes dez anos de história, 1.100 adolescentes já passaram pelo Skate na CASA. “Nem todos pegaram firme na atividade, mas eles tiveram pelo menos a chance de experimentar o skate”, diz Testinha. O projeto é ligado à Gerencia de Educação Física e Esportes da Fundação e 90 jovens de cinco unidades participam das aulas.

Rodinhas de destaque

Para estimular a galera e promover uma integração com a sociedade, o professor de skate também organiza visitas de skatistas profissionais e amadores às unidades. Além disso, quem está no projeto participa de campeonatos e de eventos que fazem parte do calendário esportivo e cultural da instituição.

Dentre os skatistas famosos que já passaram pelos muros da CASA para dar uma palavra de estímulo aos jovens, estão as lendas vivas do skate como Mike Vallely e o penta-campeão mundial de skate vertical Sandro Dias “Mineirinho”.

Outro estímulo para os jovens que cumprem medida socioeducativa de internação e curtem o skate é a participação em eventos como a Mega Rampa e o X Games. Além destes eventos, os jovens que apresentam bom comportamento recebem autorização para fazer apresentações em pistas externas.

Da Fundação CASA