Mais de 11 mil pessoas voam no balão Onda Limpa da Sabesp

Total de óleo arrecadado poderia poluir até cinco milhões de litros de água

sáb, 06/02/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Mais de 11 mil pessoas sobrevoaram as praias paulistas a 40 metros de altura no balão Onda Limpa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Ao todo, o balão passou mais de 300 horas no alto e esteve presente em 13 praias do Estado, de Itanhaém a Ubatuba.

Com esta ação, foram recolhidos 6.552 garrafas PET e 238 litros de óleo, itens levados pelos participantes para subir no balão. De acordo com cálculos da Sabesp, um litro de óleo pode se espalhar por até 22 mil litros de água. Desta forma, a ação de recolhimento ajudou a evitar que mais de cinco milhões de litros de água fossem contaminados.

O óleo foi encaminhado para reciclagem e pode ser usado para a produção de sabão, detergente e biodiesel, entre outros. Já as garrafas PET foram utilizadas em atividades na própria tenda da Sabesp: viraram matéria-prima para a montagem de brinquedos sustentáveis pelas crianças. Somando as atividades da Sabesp na Litoral, que também contaram com distribuição de água e leques, o público participante chegou a 25 mil.

O nome do balão, Onda Limpa, se refere ao programa da Sabesp e do Governo de São Paulo que prevê investimentos de R$ 1,9 bilhão até 2015, e tem como objetivo melhorar a qualidade de água das praias e as condições de vida da população, por meio da ampliação e aperfeiçoamento dos sistemas de coleta e tratamento de esgotos. Na Baixada Santista, os índices de atendimento em coleta e tratamento devem saltar de 53% para 95% e, no Litoral Norte, de 35% para 85%.

Da Sabesp