Parques Tecnológicos atraem investimento e geram novas empresas

A intenção é oferecer oportunidade para o desenvolvimento econômico regional

qui, 28/01/2010 - 16h47 | Do Portal do Governo

O Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), criado pelo governo do Estado de São Paulo, dá apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica. A intenção é que esses novos empreendimentos promovam o desenvolvimento econômico de São Paulo.

Parques tecnológicos são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. São espaços que oferecem oportunidade para as empresas do Estado transformarem conhecimento em riqueza, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral). 

O SPTec é um conjunto de parques tecnológicos articulados entre si, com o objetivo de incentivar e promover o desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, por meio da atração de investimento e geração de novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica.

No Estado, 21 localidades possuem iniciativas para implantação de parques tecnológicos, sendo que 11 já estão com credenciamento provisório no SPTec: Barretos, Botucatu, Campinas (Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp), Piracicaba, Santos, São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e EcoTecnológico), São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (Jaguaré) e Sorocaba.

No ano passado foram firmados cinco convênios com parques tecnológicos totalizando R$ 57 milhões em investimentos. A cidade de Piracicaba recebeu verba para obras de infraestrutura do novo distrito industrial, um Parque Automotivo, e também para planejamentos estratégicos da região. Santos foi contemplada em dois projeto, o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Plano de Marketing e Atração de Empresas. E para um projeto como o da Baixada Santista, Botucatu também recebeu financiamento para Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para fazer parte do SPTC, a prefeitura municipal ou a entidade gestora do parque tecnológico deve encaminhar um ofício à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo solicitando sua inclusão no Sistema Paulista de Parques Tecnológico. Após a aprovação dos documentos, o credenciamento será efetuado por meio de uma resolução da Secretaria de Desenvolvimento, válida por dois anos.

Para obter o credenciamento provisório, o interessado (prefeitura ou entidade gestora) deve comprovar a propriedade de uma área medindo no mínimo 200 mil m², enviar documento manifestando apoio à implantação do parque subscrito por empresas locais, bem como centros de pesquisa e instituições de ensino e pesquisa, além do projeto básico do empreendimento, contendo o esboço do projeto urbanístico e estudos prévios de viabilidade econômica, financeira e técnico-científica.

Para auxiliar o SPTec, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que completou 110 anos em 2009, está passando por uma reestruturação para fortalecer seu trabalho nas área técnicas, com estudos de competitividade na orientação de novos trabalhos e ampliação de alianças com os outros parques tecnológicos do Estado.

Veja o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, falando sobre Parques Tecnológicos no SPChat.

Da Secretaria de Desenvolvimento e do Portal do Governo do Estado