Acupuntura pode aumentar a imunidade de soropositivos

Ambulatório de Acupuntura do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids já atendeu mais de 3.200 pacientes

sáb, 30/01/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Aberto em março de 2009, o Ambulatório de Acupuntura do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, da Secretaria de Saúde, vem ganhando cada vez mais adeptos e já superou os 3.200 atendimentos a pacientes soropositivos. Pesquisa de satisfação realizada pelo centro com usuários do ambulatório mostrou que 95% dos participantes estão satisfeitos com o uso dessa técnica.

No ambulatório, cada paciente realiza, em média, dez sessões. De acordo com o ginecologista do ambulatório de especialidades do CRT, Paulo Balikjian, a acupuntura pode aumentar a imunidade dos pacientes, reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos antirretrovirais e até promover o preenchimento de sulcos faciais produzidos pela lipodistrofia, a partir do estímulo com agulhas nos locais afetados.

“Entre as queixas mais recorrentes feitas pelos pacientes estão a lombalgia, tendinite e fibromialgia. Também há demandas por insônia, enxaqueca e decorrentes do uso de drogas, como cocaína e crack, entre muitos outros problemas que podemos auxiliar no tratamento”, afirma Balikjian, que tem formação em acupuntura.

O Ambulatório de Acupuntura do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids atende pacientes em tratamento na unidade e funciona de segunda a sexta, das 9 às 21 horas. O CRT/Aids fica na rua Santa Cruz, nº 81, na Vila Mariana, São Paulo.

Da Secretaria da Saúde