Viajar para São Carlos é fazer um passeio pela história do Brasil

A capital da tecnologia é também a cidade dos prédios históricos e das fazendas de café

sex, 15/01/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

O município de São Carlos é conhecido por ter a maior densidade de profissionais com o título de doutorado no País – há um doutor para cada 180 habitantes, índice bem acima da média nacional que é de um para cada 5.423. Aliado a isso, o desenvolvimento tecnológico e industrial garantiram à cidade o título de capital da tecnologia.

Mas, existe uma São Carlos que poucas pessoas conhecem. É a cidade que reúne patrimônios históricos, fazendas de café que podem ser visitadas e onde podem ser praticados esportes de aventura, do parque ecológico que cuida e preserva a vida de animais que estão em vias de extinção.

A cidade também ganhou fama no cenário esportivo: é a terra natal de Maurren Maggi, a primeira atleta brasileira a conquistar uma medalha de ouro numa Olimpíada. Maurren venceu a prova do salto em distância na Olimpíada de Pequim, em 2008, ao saltar 7,04 metros.

Além disso, a cidade se transformou numa nova opção do Caminho da Fé. Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o percurso total é de aproximadamente 500 quilômetros. Os romeiros partem da Catedral, passam pelo Santuário Nossa Senhora da Babilônia e seguem para as cidades de Tambaú, Casa Branca, Andradas e Campos do Jordão, chegando até a Basílica Aparecida do Norte. A viagem pode variar de 17 a 20 dias (caminhada), e de sete a dez dias (bicicleta).

Patrimônios históricos 

O Palacete Conde do Pinhal e a escola Álvaro Guião foram tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). O palacete, atual sede da secretaria municipal de Educação, foi construído em 1893 para ser a residência de um dos fundadores da cidade, o Conde do Pinhal. O projeto é do construtor Pietro David Cassinelli, que assina outras obras importantes da cidade como o Palacete Bento Carlos, o Teatro São José e a sede da Fazenda Santa Maria.

Já a escola Álvaro Guião chama a atenção pelo seu acabamento – feito totalmente com material importado. Os pisos do salão e das galerias externas, por exemplo, são de cerâmica francesa. O prédio passou por restauração entre os anos de 1989 e 1990.

Em breve, outro prédio deverá ser considerado patrimônio histórico: é a escola Paulino Carlos, onde funcionou o primeiro grupo escolar público da cidade. O imóvel começou a ser construído em 1901 e foi concluído em 1905, sob a supervisão do engenheiro e escritor Euclides da Cunha.

Também é parada obrigatória a Estação Cultura onde antes funcionava a antiga estação ferroviária. Hoje o local abriga o Museu São Carlos, o Arquivo Histórico e Público da cidade e o espaço cultural que oferece uma extensa programação de mostras e exposições.

Fazendas de café

A cidade possui diversas fazendas que oferecem aos visitantes um mergulho nos tempos áureos do café. Elas mantêm a arquitetura original e conservam suas características como as rodas d’água para gerar energia que colocavam em funcionamento a máquina para beneficiar o café.

Uma delas é a fazenda Santa Maria do Monjolinho. No primeiro piso do grande sobrado existe um museu com todos os objetos, livros, fotografias e louças da época de ouro do café – tudo catalogado. Durante o passeio, o visitante pode ouvir uma música tocada no gramofone e ver um jornal publicado no dia da abolição. É uma verdadeira viagem na história. Ali, ainda é possível conhecer a antiga estação de trem. Atualmente parte dela foi destinada para um restaurante que reúne características rústicas e rurais.

Existem ainda outras opções como a Fazenda do Pinhal, que abriga centenas de espécies de árvores e animais silvestres; a Fazenda São Roberto, onde o visitante pode tomar banho de piscina, cachoeira e fazer passeios a cavalo ou de charrete; a Fazenda Vale do Quilombo, que tem como atração esportes radicais como o boia-ride – descida pelo Rio Quilombo numa boia.

Parque Ecológico 

Quem gosta de animais, deve visitar o Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Vianna.  Ali vivem cerca de 700 animais, de mais de 106 espécies – algumas das quais em extinção. O parque se tornou uma referência em pesquisa no País – conseguiu a reprodução do mico leão dourado e do urso de óculos. Uma das atrações do parque é o berçário “Ninho da vida”, onde o visitante pode ver os filhotes de diversos animais.

Sistema Paulista de Parques Tecnológicos

São Carlos é uma das cidades que integra o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec). No município funcionam o ParqTec e o Eco Tecnológico. Os parques são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. Esses espaços oferecem a oportunidade de transformar conhecimento em riqueza, aproximando universidades, centros de pesquisas, Etecs, Fatecs e setor produtivo (empresas em geral). São ambientes propícios para o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (EBTs) e estimulam a sinergia de experiências entre as iniciativas do local, tornando-as mais competitivas.

O SPTec financia estudos, obras e aquisição de equipamentos, além de permitir às empresas a utilização de créditos acumulados de ICMS e desoneração em caso de aquisição de ativos permanentes.

No Estado de São Paulo, 21 localidades possuem iniciativas para implantação de parques tecnológicos. Além de São Carlos, integram o sistema as cidades de Barretos, Botucatu, Campinas (Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp), Piracicaba, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (Jaguaré) e Sorocaba.

Como chegar

A principal via de acesso é a rodovia Washington Luis (SP 310) que faz ligação do município à capital paulista. A viagem também pode ser feita pelas rodovias Thales de Lorena Peixoto Jr. (SP 318), Dr. Paulo Lauro (SP 215), Luiz Augusto de Oliveira (SP 215).

Antes de sair de casa, você pode conferir como como está o trânsito nas estradas, acesse os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Outras dicas de viagem

Confira outros destinos indicados pelo portal:

Santos

Brotas

Bananal

Eldorado

Ilhabela

Jaguariuna

Barra Bonita

São Roque

Do Portal do Governo de São Paulo