Governador José Serra entrega nova Etec em Cotia

Escola, que já funcionava como classe descentralizada, oferece quatro cursos técnicos

ter, 22/12/2009 - 13h12 | Do Portal do Governo

(atualizado às 20h54)

O governador José Serra entregou oficialmente nessa terça-feira, 22 de dezembro, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Cotia, a 16ª na Região Metropolitana de São Paulo, excluindo as 26 unidades da Capital.

“Aqui nessa região, até o ano que vem, nós teremos criado mais sete Escolas Técnicas e mais três Faculdades de Tecnologia. Estamos investindo muito no sistema de formação de Recursos Humanos, Técnico e Tecnológico. Isso é crucial para São Paulo e para o Brasil. Abre oportunidade de emprego para a juventude e paralelamente alavanca o desenvolvimento da economia”, disse o governador.

A escola iniciou suas atividades no segundo semestre de 2009 como classe descentralizada – uma extensão da Etec de São Roque -, oferecendo 160 vagas para 4 cursos técnicos: Administração, Contabilidade, Informática e Rede de Computadores. A novidade para o primeiro semestre do próximo ano será a implantação do Ensino Médio, com 80 vagas no período da manhã.

“O ensino médio das escolas do Sistema Paula Souza é o melhor do Brasil. Isso vai ajudar muito a garotada de Cotia e região, inclusive os alunos de Etecs, que podem cursar o ensino técnico simultaneamente”, afirmou José Serra.

Dos 16 municípios da Região Metropolitana que contam com uma Etec, sete integram o Plano de Expansão para a Educação Profissional – Cajamar, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Santana de Parnaíba e Suzano. Outros dois municípios também vão fazer parte dessa relação: em Santa Isabel há uma classe descentralizada, que se tornará Etec, assim como Franscico Morato, que participou do processo seletivo para o primeiro semestre de 2010, vai oferecer os ensinos Médio e Técnico.

Para atender a demanda de cursos técnicos na região no próximo semestre, o Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, oferecendo 1.135 vagas em salas descentralizadas, divididas entre sete municípios – Carapicuíba, Guarulhos, Jandira, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

O investimento inicial do governo estadual na Etec de Cotia em equipamentos e mobiliário foi de R$ 430 mil. Coube à Prefeitura a reforma e a adequação do prédio que possui, entre outros ambientes, 6 salas de aula, 4 laboratórios (3 de informática e  1 de gestão), miniauditório, biblioteca, sala de multimeios, estacionamento, piscina e heliponto.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 170 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 150 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia ultrapassa 35 mil.