Operação Verão é tema de bate-papo com Coronel da PM

Dúvidas sobre policiamento, fiscalização das estradas e medidas preventivas foram esclarecidas

seg, 21/12/2009 - 17h20 | Do Portal do Governo

O Coronel da Polícia Militar Del Bel participou na tarde desta segunda-feira, 21, de um bate-papo no canal de interação do Portal do Governo do Estado de São Paulo, o SPChat (http://chat.saopaulo.sp.gov.br/). Ele esclareceu às dúvidas dos internautas sobre a atuação da PM durante a Operação Verão que começa no próximo dia 28 e só termina em 18 de feveiro de 2010.

A Operação Verão consiste no policiamento ostensivo do litoral paulista. Neste ano, só para a Baixada Santista serão descolados 1,5 mil policiais. O efetivo total, de mais de 4 mil pessoas, será reforçado com cerca de 1,5 mil policiais militares e ainda contará com o  apoio do policiamento ambiental, da Rota, do patrulhamento aéreo.

O Coronel tirou dúvidas a respeito de pontos de policiamento em rodovias do litoral. Sobre a estrada que vai de Sorocaba ao litoral chamada popularmente de Cabeça da Anta, próxima à cidade de Registro, a sugestão dos internautas foi de bloquear o trânsito de caminhões – que é intenso – durante o período de férias quando muitas famílias usam a via para acessar as praias. “Essa é uma estrada que liga Sorocaba ao litoral, Juquiá. Eu sei que o policiamento naquela região também será reforçado e que existirão horários disciplinados para o tráfego de caminhões”, esclareceu o Coronel.

Os carros com som alto estacionados pela orla das praias também serão fiscalizados. A população reclama do excesso de barulho e do teor das músicas que acabam atrapalhando o passeio de quem vai passear pela região. “Nós já detectamos isso desde a Operação Verão do ano passado e nos socorremos da ajuda das prefeituras. Elas assumem um papel bastante significativo. A gente formou várias forças tarefas e desde agora estaremos punindo essas infrações de trânsito”, informou Bel.

A fiscalização da Lei Seca continuará intensificada também nesse período da Operação, que vai até o Carnaval. “Diariamente nós fazemos quatro, cinco operações. Na Operação Verão, nós vamos redobrar o número delas, durante o dia inteirinho. Aquele motorista que eventualmente ingerir bebida alcoólica, que vá de táxi, porque fatalmente será pego” avisou o Coronel. “Nós temos a Operação Direção Segura, que  é voltada para essa demanda. Na Operação Verão, nós vamos ter em cada município equipes para executar apenas essa operação. Se estiveram alcoolizados, pagarão uma multa”, continuou.

Além disso, Bel falou sobre o uso dos equipamentos de monitoramento das rodovias a favor da Operação. “O sistema Anchieta-Imigrantes é todo monitorado. Alguns municípios da Baixada Santista já dispõem desses equipamentos. Isso é muito útil para a gente. Aqui em São Paulo, o número de câmeras aumentou bastante, tanto que nós estamos com projetos para ter mais câmeras lá na Baixada. As maiores cidades litorâneas também já têm”, disse ele.

O Coronel aproveitou para dar dicas de o que fazer em caso de tentativas de furtos ou roubos durante as festas de final de ano quando a concentração de pessoas é muito grande nas cidades litorâneas. “Muitas pessoas não tomam precauções, deixam carros abertos, deixam a porta da casa aberta e ficam fazendo o seu churrasco de maneira quase a franquear os infratores da lei. Se acontecer uma ocorrência dessas, a primeira medida é manter a calma, não reagir. Assim que as pessoas se afastarem, ligar para o 190 e informar sobre o ocorrido. A chance de nós encontrarmos o infrator com rapidez é muito grande. Estamos preparados para essas situações. Então, ligue para a Polícia Militar 190”, informou Bel.

Já é possível assistir ao bate-papo com o Coronel da Polícia Militar Del Bel no link http://chat.saopaulo.sp.gov.br/?status=gravado&id=9

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo