Serra lança Guia de Políticas Públicas da Juventude

Material reúne dados sobre estudo, trabalho, lazer, bem-estar e programas de Governo

qui, 10/12/2009 - 8h55 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 13h15)

Os jovens paulistas ganharam nesta quinta-feira, 10, um guia de bolso com políticas públicas estaduais especialmente dedicadas a esta faixa etária. O guia reúne, em um só lugar, todas as informações de interesse da juventude, potencializando a divulgação dos programas desenvolvidos, e consequentemente o acesso dos jovens a eles.

Em cada uma das cinco grandes seções (Estude, Trabalhe, Divirta-se, Viva com Saúde e Faça Política) é possível encontrar programas, projetos, eventos culturais e demais ações voltadas ao jovem. Ao todo, são 36 programas de 12 secretarias estaduais. “Mais do que divulgar ações, o guia tem uma orientação sobre como ter acesso aos diferentes programas que existem para a juventude. É para que o pessoal saiba o que existe por um lado e, segundo, saiba como se integrar e se está apto segundo os requisitos que se apresentam”, disse o governador José Serra na cerimônia de lançamento do guia.

Entre os programas apresentados estão o Ensino Técnico e Tecnológico Gratuito, o Programa de Ação Cultural (PROAC), as Fábricas de Cultura, o Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, o Telecurso TEC, o Encontro Paulista de Hip Hop, a Virada Cultural Paulista, o Ação Jovem, o Acessa Escola, o Programa Jovens Acolhedores, os Centros de Estudos de Línguas, as Olimpíadas Juvenis, o Jovem Rural e muitos outros.

O guia foi elaborado pela Coordenadoria Estadual de Juventude, órgão da Secretaria de Relações Institucionais, e possui um vocabulário próprio dos jovens. “Nenhum projeto ou programa pode, isoladamente, dar conta das múltiplas preocupações e interesses da juventude. Daí a importância de um Guia como este, que pretende ser uma porta aberta para as diversas oportunidades que o Governo do Estado de São Paulo proporciona, por meio de todos os seus órgãos, para que os jovens exerçam plenamente sua cidadania”, diz Mariana Montoro, coordenadora estadual de Juventude.

Distribuição

O guia será enviado a todas as escolas da rede pública estadual para ficar à disposição dos quase dois milhões de alunos matriculados no último ano do ensino fundamental e nos três anos do ensino médio.

Também poderá ser encontrado nos postos do Acessa São Paulo, nas 167 ETECs e 47 Fatecs e em outros equipamentos públicos por onde passam jovens regularmente. Além disso, qualquer pessoa interessada pode acessar e baixar o guia, na íntegra, no Portal da Juventude (www.juventude.sp.gov.br) ou solicitar um exemplar pelo e-mail juventude@sp.gov.br.

Além disso, o governador José Serra também entregou nesta quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, 1.320 certificados a alunos do Ensino Médio que em 2009 concluíram seu estágio como agentes de inclusão do Programa Acessa Escola na capital. Saiba mais em:

Serra entrega certificados do Acessa escola a 1.320 alunos

Da Secretaria de Relações Institucionais