Serra entrega 420 moradias da CDHU em São Bernardo do Campo

Famílias contempladas serão removidas de favela e áreas de risco; ação engloba Programa de Recuperação da Serra do Mar

sex, 04/12/2009 - 10h17 | Do Portal do Governo

(atualizado 18h25)

O governador José Serra e o secretário da Habitação, Lair Krähenbühl, entregaram nesta sexta-feira, 4, as chaves da casa própria a centenas de famílias que vivem em uma favela e em áreas de risco de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. A CDHU investiu R$ 14,9 milhões no empreendimento.

“Ao todo 1.540 famílias serão beneficidas pelas ações da CDHU. Estamos entregando 420 apartamentos, reformando outros 420 e ainda está planejada a construção de mais 200. Além disso, vamos fazer urbanização e mais 500 moradias para que a Vila Ferreira se transforme em um bairro, que é o que deve ser feito com as favelas em São Paulo”, disse o governador.

Os 420 apartamentos possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro com piso e azulejo, distribuídos em 44,73 m² de área construída. O condomínio conta com três centros comunitários, três quadras poliesportivas, vagas para garagem e projeto paisagístico.

“Estamos trabalhando com os recursos de que dispomos para ir resolvendo o problema da moradia, que é uma questão chave para o padrão de vida da família. Quais são as duas coisas mais importantes no âmbito de uma família? É a moradia e a oportunidade de trabalho, que é o da renda para as pessoas subirem na vida”, afirmou Serra.

Do total de imóveis, 300 foram destinados a famílias que vivem na favela Vila Ferreira e cem a famílias envolvidas com obras do Trecho Sul do Rodoanel. Outras 20 serão ocupadas por famílias que se encontram em área de risco no Km 40 da Via Anchieta, integrantes do Programa de Recuperação da Serra do Mar.

Os beneficiados terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento. As prestações têm subsídio do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Aquelas que ganham até três salários mínimos vão desembolsar 15% dos rendimentos. Do total de famílias que receberão as chaves dos imóveis nesta sexta-feira, 90% se enquadram nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 69,75.

A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são: morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.

Vila Ferreira 

O núcleo Vila Ferreira tem cerca de duas mil famílias e está situado no Bairro Alves Dias, em um terreno adquirido pela CDHU em 1987. No local, a companhia desenvolve um programa de urbanização integrada e já entregou 1.076 imóveis, dos quais 238 na atual gestão.

A remoção de parte das famílias que ocupam pequenas edificações aglomeradas em ruelas para os novos apartamentos abrirá espaço para a construção de mais um empreendimento com 280 apartamentos, para abertura de ruas e para a continuidade das obras de urbanização. O local será dotado de toda infraestrutura, incluindo equipamentos públicos e uma área de lazer com mais de sete mil m² com quadra poliesportiva e pista de skate. A companhia irá reformar também dois conjuntos antigos: o Granja Ito, com 400 unidades, e o São Bernardo do Campo F, com 288 moradias.

A urbanização de favelas é uma das prioridades do Governo do Estado. O objetivo é atender famílias que vivem em áreas degradadas ou de risco ambiental com moradias e obras de infraestrutura urbana. Além da Vila Ferreira, a CDHU está urbanizando outras favelas como o Jardim Pantanal e a Favela Chácara Bela Vista (Capital), o Jardim Santo André (no ABC) e a Favela México 70 (São Vicente), entre outras intervenções.

Anteriormente, Serra entregou novo bloco da Etec de Birigui e deu início à obras viárias na região. Saiba mais.

Da Secretaria da Habitação/CDHU