Mutirões do Emprego já ofereceram mais de 46 mil vagas em SP

A maioria das oportunidades estão nos setores supermercadista e de telemarketing

sex, 27/11/2009 - 21h00 | Do Portal do Governo

O Mutirão do Emprego é uma forma de aumentar as chances de quem está desempregado e incentivar as empresas a buscarem profissionais por meio do Emprega São Paulo.  Somando os três já realizados, foram oferecidas mais de 46 mil vagas de emprego em todo o Estado.

O 3º Mutirão aconteceu nesta quinta, 26, em São José dos Campos, com a presença do secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos. “Fizemos um enorme esforço de procurar empresas e concentrar a oferta de vagas. O Mutirão é um reforço da atuação do Emprega São Paulo, e isso numa época boa, em que a economia começa a dar sinais de reação”, explicou o secretário. “O Emprega é um sucesso: na região de São José, por exemplo, já colocou mais de 11 mil pessoas no mercado de trabalho”, enfatizou.

Foram oferecidos 8.322 vagas por meio do sistema gratuito e online de intermediação de mão de obra do Governo de São Paulo, o Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br). O número é oito vezes maior que as mil vagas habituais para a região. Somente na cidade de São José dos Campos são 7.087 vagas.

As oportunidades estão, principalmente, nos setores supermercadista e de telemarketing – área em que Thiago Oliveira, de 21 anos, conseguiu a tão sonhada vaga, após passar por testes e entrevista. “O Emprega São Paulo é muito bom. Fiz cadastro no site, fui convocado e consegui a vaga”, contou o jovem de São José dos Campos.

As vagas mais ofertadas são de operador de telemarketing, vendedor, repositor de mercadorias, operador de caixa, faxineiro, porteiro, atendente de lanchonete, servente de obras e cozinheiro. Há também oportunidades para engenheiros, gerentes administrativos, nutricionistas, farmacêuticos, médicos, dentistas e biólogos.

O 1º Mutirão, em junho, oferecia 32 mil postos de trabalho na cidade de São Paulo. Mais de 500 pessoas cadastraram seus currículos nos guichês do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) do Poupatempo Sé. Em setembro, o 2º Mutirão do Emprego ocorreu no Poupatempo do Novo Shopping em Ribeirão Preto, com 5,7 mil vagas, número 16 vezes maior que o habitual na região. Mais de 400 pessoas foram atendidas.

Primeiro emprego

A selecionadora da Extraconsult Iolanda Veneziani, que comandou o processo seletivo de Thiago Oliveira, explicou que as 150 vagas de operador de telemarketing requerem que o candidato tenha ensino médio completo e seja comunicativo. Não é necessária experiência – o que, segundo ela, abre portas para jovens à procura do primeiro trabalho. “O Emprega São Paulo é nossa maior fonte de busca de candidatos”, assegurou Iolanda.

O analista de recursos humanos da Central de Negócios, José Girardo de Morais, conduziu seleção para 180 vagas de operador de telemarketing. “O Emprega São Paulo funciona melhor do que os outros sites de emprego”. Ele comentou que contrata cerca de 300 pessoas por semana na cidade de São Paulo.

Chip de celular para conectar candidatos

Para esse 3º Mutirão do Emprego, a operadora de telefonia celular Vivo se associou à iniciativa e distribuiu 540 chips pré-pagos gratuitamente a fim de permitir que as pessoas, conectadas, possam receber os alertas de vagas compatíveis com seu perfil, via torpedo SMS, agilizando a busca por oportunidades. Desde 1º de março, foram enviadas mais de 283 mil mensagens para candidatos de todo Estado.

O Emprega São Paulo

Desde agosto até agora, dois milhões de candidatos e mais de 125 mil empregadores já se cadastraram no site. Foram ofertadas 875 mil vagas e mais de um milhão de pessoas foram convocadas para participar de processos seletivos. A região de São José dos Campos conta com um número expressivo: 157 mil candidatos cadastrados, 59 mil vagas ofertadas, 10 mil empregadores cadastrados e 11 mil candidatos aprovados.

O cidadão que não tem acesso à internet pode ir a um dos 210 PATs espalhados pelo Estado, aos Telecentros e Infocentros – além das unidades do Acessa São Paulo e do Poupatempo. Os endereços de todos os PATs estão no site da SERT: www.emprego.sp.gov.br/pat. O apoio aos usuários é feito pela central de atendimento (0800-770-7378).

Do Portal do Governo do Estado e da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho