Serra participa de aula inaugural do TecSaúde

Programa vai ampliar a formação escolar dos profissionais da área e melhorar a qualidade dos serviços nos hospitais

seg, 23/11/2009 - 17h40 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário da Gestão Pública, Sidney Beraldo, participaram nesta segunda-feira, 23, da aula inaugural do Curso de Formação de Técnico em Enfermagem do TecSaúde (Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico para Área de Saúde no Estado de São Paulo).

A iniciativa tem como público-alvo professores e alunos das Escolas Técnicas de Enfermagem credenciadas pelo TecSaúde. O responsável pela aula inaugural foi o professor e sociólogo Francisco Cordão. Até o momento, 78 escolas passaram pelo credenciamento do TecSaúde, e quarenta mil pessoas já se inscreveram para participar do programa.

O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) com o apoio da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), ligada à Secretaria de Gestão Pública.

Formação profissional

O objetivo do TecSaúde é ampliar a formação escolar dos profissionais de saúde, facilitar a entrada deles no mercado de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população pela rede pública e privada. “Nós vamos dar, portanto, mais qualidade para o atendimento à saúde em São Paulo. Vamos dar também mais segurança aos servidores e também reforçar a humanização na área”, disse o governador José Serra na aula inaugural.

O Curso de Formação de Técnico em Enfermagem, totalmente gratuito, com duração de até 12 meses, é destinado a auxiliares de enfermagem que estejam ou não em atividade. É composto de 690 horas, sendo 490 de aulas teóricas e 200 de estágio supervisionado pelas unidades da ETSUS (Escola Técnica do SUS do Estado de São Paulo). 

O TecSaúde é inspirado no projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae), uma experiência bem-sucedida criada pelo governador José Serra em sua gestão como ministro da Saúde. O programa resultou na formação de 188.423 auxiliares de enfermagem e de 74.934 técnicos em enfermagem. Além disso, a medida permitiu que 15.957 auxiliares de enfermagem pudessem fazer curso de complementação do ensino fundamental e promoveu a formação de 13.161 enfermeiros como docentes de educação profissional.

Como participar

Para participar, os interessados devem ter certificação reconhecida de auxiliar de enfermagem. As inscrições podem ser feitas no pelo site da Fundap www.fundap.sp.gov.br ou unidades de saúde da capital.

Em ambos locais, os candidatos encontram a ficha cadastral, os requisitos do programa e as informações complementares sobre o curso. Em caso de dúvidas, basta ligar para (11) 3066-5660 ou 3066-5500.

Após fazer a inscrição, o candidato será contatado por e-mail, carta ou telefone pela escola da sua região que ministrará o curso. No comunicado, constará o período da matrícula e o endereço da escola à qual deverá comparecer para efetuar a matrícula e os documentos que deverá apresentar.