Adolescentes da Fundação CASA prestam vestibular e concurso público

Adolescentes farão provas para universidades, vestibulinhos e concurso do IBGE

dom, 22/11/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Trinta e um adolescentes da Fundação CASA estão participando dos principais vestibulares do Estado, vestibulinhos e de um concurso público do IBGE. Eles concorrem a vagas na Unesp, Fuvest, Uniban, Senai e Centro Paula Souza (Etecs). Estudantes do Ensino Médio, os jovens optaram por diversos cursos como Medicina, Engenharia Civil e Mecânica, Jornalismo e Administração, entre outros.

“Os garotos nas faixas etária e escolar com habilitação necessária para realizar essas provas é reduzida. A maioria cursa o Ensino Fundamental. Mesmo assim, diretores e coordenadores das unidades buscam as entidades ou empresas responsáveis pelas provas para inscrever os adolescentes”, diz a gerente Escolar da Fundação CASA, Neuza Maria Ewerton Flores. Segundo Neuza, em alguns casos essas instituições realizam as provas nas unidades e, em outros, os jovens são levados até os locais de avaliação.

A gerente ressalta que todas os diretores e coordenadores pedagógicos das  unidades que têm jovens inscritos “não mediram esforços para prepará-los  para as provas por meio da formação de grupos de estudo”.

Só da unidade feminina de Cerqueira César, no interior de São Paulo, dez adolescentes vão participar do vestibular da Unesp. “São meninas que já concluíram o Ensino Médio. Por isso, nossos agentes educacionais estão dando aulas para esse grupo com enfoque total no vestibular”, afirma a diretora da unidade, Ana Maria Barbin.

Outro exemplo do empenho de funcionários ocorre na Unidade de Internação Bela Vista (Vila Maria), onde foi montado um grupo de estudos com funcionários do setor pedagógico. O grupo avaliou que os jovens apresentam um bom conhecimento sobre as matérias e estão superando as dificuldades encontradas. Os garotos vão concorrer a vagas nos cursos de Informática, Mecânica e Desenho de Construção Civil. Neste caso, as provas acontecem na própria unidade.

Da Fundação CASA