Megaoperação do Onda Limpa instala prolongamento do emissário submarino em Santos

A operação contará com o apoio de aproximadamente 80 pessoas, dentre engenheiros, técnicos, profissionais especializados em serviços de mergulho

sex, 06/11/2009 - 22h07 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Sabesp, empresa vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Energia fará o fundamento da tubulação que ampliará em 425 metros o Emissário Submarino da praia do José Menino, hoje com quatro quilômetros de extensão. Esta é mais uma obra do Programa Onda Limpa que irá beneficiar os moradores de Santos e São Vicente.

O transporte da tubulação por uma distância de mil metros ocorrerá durante a madrugada de sábado (7), após a 1 hora da manhã. O horário foi estabelecido em função das condições de navegação adequadas, com ondas inferiores a meio metro de altura, e autorizado pela Capitania dos Portos para não atrapalhar o tráfego marítimo do Porto de Santos, que ficará interrompido durante a operação.

A operação contará com o apoio de aproximadamente 80 pessoas, dentre engenheiros, técnicos, profissionais especializados em serviços de mergulho e outros. Serão 25 embarcações: 2 rebocadores, 10 embarcações tamanho médio, 2 barcos de mergulho com 15 mergulhadores, embarcações de apoio e, ainda, 2 helicópteros.

Operação inédita – A instalação, com duração de nove horas, ocorre em duas etapas: a primeira, realizada durante a madrugada, prevê o transporte dos tubos das imediações de uma marina próxima ao Canal do Estuário (lado de Guarujá) até a ponta do emissário existente, a quatro quilômetros da praia. A segunda etapa – de afundamento – será na manhã de sábado (7), entre 7 e 8 horas, depois de a tubulação ser posicionada e alinhada. Esse trabalho será realizado por uma equipe de 15 mergulhadores, que farão a fixação da nova tubulação ao emissário submarino existente no local, a uma profundidade de 12,5 metros.

Características do emissário – São 425 metros de dutos de 1,80 metro de diâmetro, com blocos de ancoragem a cada 4 metros feitos em concreto armado com 10 toneladas cada um. Os blocos, a tubulação e os equipamentos pesam, ao todo, cerca de mil toneladas, o equivalente à carga de 100 caminhões.   A estrutura da nova tubulação, construída em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), foi produzida em 39 tubos de 12 metros, no Chile, e trazida em navios para o Brasil. Os tubos foram soldados pelo processo de termofusão, formando uma única peça.

A megaoperação será acompanhada pela secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Dilma Pena, pelo Diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Umberto Semeghini, pelo Diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente, Marcelo Salles Holanda de Freitas, além de autoridades locais e da região. Ao término da operação, as autoridades presentes atenderão a imprensa no píer da Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia.           

Programa Onda Limpa – Em execução pelo Governo do Estado de São Paulo, é a maior obra de saneamento do Brasil e vai elevar, em 2011, o índice de coleta de esgoto na Baixada Santista de 53% para 95% e o de tratamento para 100%. O investimento no litoral paulista (Baixada Santista e Litoral Norte) é de R$ 1,67 bilhão e conta com financiamento da Japan International Cooperation Agency (JICA).

O Onda Limpa trará benefícios sociais para toda a população, tais como: redução dos índices gerais de mortalidade infantil, redução de  internações por doenças de veiculação hídrica, melhoria da balneabilidade das praias, ganhos significativos na saúde pública, além do desenvolvimento social e ambiental das regiões atendidas.

As obras do Onda Limpa na Baixada Santista geram mais de 42 mil empregos diretos e indiretos e beneficiam cerca de 3,5 milhões de pessoas. São elas: 7 Estações de Tratamento de Esgotos com capacidade de 1.621L/s; 2 estações de pré-condicionamento, com capacidade de 6.700L/s; cerca de 1.200 km de redes coletoras (coletores-tronco, interceptores, linhas de recalque e emissário terrestre); 101 estações elevatórias; 123 mil ligações domiciliares e reforma de seis sistemas de admissão de água dos canais.