Inovações deixam casas da CDHU confortáveis e sustentáveis

Após pesquisa do Ibope, Serra assinou decreto que prevê construção do 3º quarto

seg, 19/10/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

As unidades habitacionais da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional de Urbano do Estado de São Paulo) estão “mais confortáveis e sustentáveis”. Isso porque as novas moradias possuem inovações em relação às antigas construções, como a implantação do terceiro dormitório, o aquecimento da água por meio de placas solares e a execução de obras para facilitar a acessibilidade universal dos moradores.

Entre os novos padrões das novas casas da CDHU estão pé-direito mais alto, que foi ampliado de 2,4m para 2,6m, piso cerâmico em toda a casa e azulejos na cozinha e banheiro, laje, esquadrias de alumínio e estrutura de metal nos telhados. Na parte externa, o botijão de gás ganhou abrigo e a área de serviço foi coberta. Entre as casas, haverá muro divisório e os conjuntos habitacionais já começaram a receber tratamento paisagístico nas ruas, calçadas e espaços livres. As moradias também estão “mais ecológicas” porque parte da energia virá do aquecimento solar. Dessa forma, haverá uma redução na conta de energia elétrica.

O governador José Serra assinou um decreto, em setembro de 2008, que determina a construção de moradias com até três quartos – mudança que vem do conceito de Desenho Universal. A idéia é elaborar nas casas da CDHU um espaço de uso democrático para as pessoas com deficiências físico-motoras, auditiva, visual e cognitiva, provisórias ou permanentes, com estatura diferenciada, obesidade, e mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças.

Nas áreas comuns dos conjuntos da CDHU, será avaliada a implementação de obras que facilitam o acesso de pessoas com deficiência. Está prevista a instalação de rampas, pisos antiderrapantes e com diferença de textura, barras de proteção, cores contrastantes, guias rebaixadas para travessia de ruas, sistemas de comunicação adequados, oferta de atividades de lazer e espaços de convivência inclusivos.

Dentro das casas e apartamentos, as principais mudanças em estudo são portas e corredores com largura de 90 cm, espaço para manobra de cadeira de rodas na cozinha e no banheiro, interruptores e tomadas em alturas adequadas para todos os usuários, interruptores paralelos para os quartos e corredores, campainha com sinais sonoros e luminosos e área reservada para instalação de elevadores.

Na sexta-feira, 16, o sonho da casa própria se tornou realidade para 135 famílias de Tupã, município da Região Administrativa de Marília. O vice-governador Alberto Goldman e o secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) estiveram na cidade para entregar 135 casas de dois e três dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, construídas de acordo com o novo padrão de qualidade da CDHU. O investimento foi de R$ 9,3 milhões.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo