Poupatempo usa torpedo para avisar atendimento agendado

SMS deverá reduzir as faltas; hoje, 35% dos cidadãos marcam atendimento e não comparecem

seg, 07/09/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

(atualizado 8 de agosto)

O Poupatempo acaba de lançar mais um canal de comunicação para chegar até seus usuários: o SMS (popular torpedo ou mensagem de texto por celular).

Agora, com esta nova tecnologia, o usuário não correrá o risco de esquecer o atendimento agendado, em qualquer uma das 14 unidades do Poupatempo no Estado ou pelo Disque Poupatempo, para os serviços de emissão de 1ª e 2ª vias da carteira de identidade e do atestado de antecedentes criminais.  O usuário receberá em seu celular um lembrete, com 24 horas de antecedência, informando a data, local e horário marcados para o seu atendimento no posto. 

Os torpedos terão até 140 caracteres e serão enviados aos cidadãos que optarem pelo seu recebimento no ato do agendamento. Além de ampliar e modernizar a comunicação entre o Governo e os usuários do Poupatempo, o envio dos torpedos vai otimizar a gestão do atendimento nos postos, diminuindo o percentual de não-comparecimento. Hoje, aproximadamente 35% dos cidadãos agendam o atendimento e não comparecem para a realização do serviço. 

O Poupatempo estima que serão disparadas mais de 18 mil mensagens de texto por mês, ultrapassando 70 mil torpedos até o final deste ano. Cada mensagem custará R$ 0,08. 

Resultados do programa piloto 

No programa piloto realizado pelo Poupatempo no final de 2007 para a utilização do SMS, foi registrada uma queda de aproximadamente 19% no índice de não-comparecimento.  Uma pesquisa de satisfação realizada durante a fase de testes mostrou que 95% dos entrevistados consideraram a mensagem útil para ajudá-los a lembrar do agendamento. Para 98% dos usuários, o serviço de envio de mensagem foi avaliado como bom ou ótimo. 

“O Programa Poupatempo, ao utilizar a mensagem de texto pelo celular, incorpora uma moderna ferramenta tecnológica para ampliar e inovar a sua comunicação com o usuários e assim melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos paulistas”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. 

Além do SMS, o Poupatempo também utiliza as redes sociais da internet para se comunicar com o cidadão: Twitter, Blog, YouTube e Flickr.

Celular 

Outros órgãos do Estado paulista já usam o torpedo. O Programa Emprega São Paulo, vinculado à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), convoca candidatos a vagas de emprego também pelo SMS. O serviço de mensagem de texto por celular também é um aliado contra irregularidades dentro de trens ou estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O usuário que quiser fazer uma denúncia pode enviar um SMS para o Serviço de Atendimento ao Usuário. De posse da informação, um agente de segurança mais próximo do local do fato é acionado para atuar imediatamente. 

Da Secretaria de Gestão Pública