Grupo teatral francês faz apresentações na periferia da zona leste

Iniciativa faz parte da programação cultural do Ano da França no Brasil

ter, 21/07/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Incluir a periferia no itinerário cultural do Ano da França no Brasil. Essa foi a intenção do adido cultural francês Phillipe Ariagno ao trazer para o País a companhia teatral Hendrick Van Der Zee (HVDZ), liderada pelo diretor teatral Guy Alloucherie.

A trupe chegou a São Paulo no último dia 9 e permanecerá até esta sexta-feira, 24. Durante esse período, eles vão proporcionar  à população carente contato com diferentes formas de expressão artística e cultural. Instalados na sede da ONG Instituto Alana, na favela Pantanal – extremo Leste da capital -, os artistas convivem diariamente com os moradores, numa troca de experiências e idéias, pontuada por espetáculos circenses, teatrais e coreográficos, num universo em que a barreira do idioma deixa de existir.

A iniciativa é resultado de parceria do Governo com a subprefeitura de São Miguel Paulista, o consulado francês, o Sesc e o Instituto Alana. As atividades acontecem nas ruas do Jardim Pantanal, no Instituto Alana e também no CEU Curuçá, em São Miguel Paulista. Além dos espetáculos, o programa Les Veillées (As Vigílias) inclui entrevistas com os moradores da região, que contam como é a experiência de viver na periferia de uma grande cidade. O trabalho da companhia HVDZ também inclui o registro em vídeo de todas as atividades. Ao final, o material será editado e transformado em documentário.

O trabalho do diretor Alloucherie teve início na França, há alguns anos, quando ele constatou que em regiões carentes, na periferia de Paris, a maioria dos moradores não ia ao teatro, e isso ocorria não porque acreditassem que o teatro fosse um lugar para “burgueses”, mas simplesmente porque não se interessavam. Ele decidiu, então, que levaria um pouco de sua arte aos habitantes daqueles bairros e, assim, passou a fazer apresentações regulares – chamadas de “vésperas” nas ruas de bairros menos favorecidos. Para o trabalho em São Miguel Paulista, muitos artistas e dançarinos da comunidade foram contatados para participar dos espetáculos.

O documentário editado, com todas as imagens e depoimentos sobre o Jardim Pantanal, será apresentado nesta terça, 21, e na quarta-feira, 22, no CEU Curuçá; e na quinta e sexta-feiras, 23 e 24, no Sesc Avenida Paulista.  

Grafiteiros em ação 

A visita dos franceses à favela Pantanal é o segundo evento programado para São Miguel Paulista, como parte das comemorações do Ano da França no Brasil. Da primeira vez, uma companhia de circo encantou os moradores da região do extremo leste da capital paulista. No final de semana passado, chegou a São Miguel um grupo de grafiteiros de Marselha e de Paris. Eles se uniram a grafiteiros brasileiros para produzir painéis em grafite nos muros do CDC Tide Setúbal. Domingo (19), a ação se repetiu, mas os painéis foram pintados nos muros da CPTM, no Mercado Municipal Américo Sugai e na EESG D. Pedro II. Nos dois dias foram exibidos documentários franceses e brasileiros no CDC Tide Setúbal.

Da Agência Imprensa Oficial