Mais de 100 mil pessoas passaram pelo Dia da França

Público teve diversas atrações como espetáculos artísticos e esportivos

sáb, 11/07/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado em 13 de julho, às 9h40)

O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Consulado Geral da França, realizou no domingo, 12, no Parque da Água Branca, zona oeste da capital, o Dia da França em São Paulo em comemoração ao Ano da França no Brasil.

O evento começou às 8 horas com a 1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social, promovida pela Câmara de Comércio Brasil-França, que percorreu a Avenida Lineu de Paula Machado, e terminou às 21h30 com um grande baile francês no Parque da Água Branca.

Entre as atrações, foi possível, por exemplo, degustar pratos franceses preparados por grandes chefs como Eric Jacquin, proprietário do restaurante La Brasserie, e Laurent Suaudeau, a preços populares. Também atraíram o público as apresentações e intervenções da Transe Express, uma das maiores companhias artísticas da França, e o espetáculo Cabaret Français, preparado especialmente para as comemorações do Ano da França no Brasil.

Outra atração foi o Encontro Brasil-França de Parkour, o maior já realizado no país, que reuniu cerca de 300 esportistas brasileiros e franceses. Também foram realizadas apresentações dos adolescentes da Fundação CASA, que homenagearam à cultura francesa, e da Escola de Volteio do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, a Cavalaria da Polícia Militar.

Veja como foi a programação:

1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social
Promovida pela Câmara de Câmara de Comércio Brasil-França, a 1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social terá parte da renda obtida com as inscrições (R$ 45,00) destinada a projetos sociais, como a Casa do Zezinho. Os participantes puderam escolher entra a caminhada de 4 quilômetros ou a corrida de 7,5 quilômetros. A largada aconteceu na Avenida Lineu de Paula Machado (atrás do Jockey Club), às 8h.

Village Français
Para popularizar a culinária francesa, foi montado em dois pavilhões, o Village Français, ou Vilarejo Francês. O local reuniu cerca de 10 barracas-restaurantes conduzidas por importantes chefs franceses. Patrick Ferry, do Hotel Sofitel, Laurent Suaudeau e Eric Jacquin, proprietário do restaurante La Brasserie e famosos espaços gastronômicos como o Orbacco, SP Gourmet e Crêpe de Paris, e a casa de vinhos Le Tire Bouchon, que serviram comidinhas típicas francesas a preços bem populares.

Transe Express
A Companhia Transe Express, uma das mais importantes da França, apresentou o espetáculo Cabaret Français, montado especialmente para sua turnê no Brasil. Em cena, os ‘Tamboures Napoleonianos’, com canções francesas mescladas com swing, soul e funk simultaneamente executadas com intervenções visuais como contorcionismo, trapézio, faquirismo e magia, uma referência às tradições francesas.  Além do espetáculo, cerca de 25 artistas da Companhia interagiram com o público durante todo o dia nos diversos espaços do Parque.

O artista circense francês Julot, integrante do famoso grupo francês Les Cousins, apresentou, em duas sessões de 20 minutos cada, o espetáculo “Hula Hoopla” (bambolês). Ele se equilibrou numa pequena plataforma presa a um mastro de nove metros de altura e ‘brincou’ com inúmeros bambolês, enlouquecendo a platéia que alternou momentos de fascínio e tensão.

Parkour

No Dia da França em São Paulo, a Secretaria de Esportes do Município de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira de Parkour e o grupo Geração Tracer, realizou o Encontro Brasil-França de Parkour.

Previsto para ser o maior encontro já realizado no país, a expectativa era de que mais de 300 participantes de todos os grandes grupos do Brasil participassem do evento. Além de uma estrutura montada especialmente para o Dia, instrutores auxiliaram os interessados em praticar este esporte tipicamente francês.

O encontro teve a participação de dois consagrados praticantes franceses: Thomas Couetdic e Kazuma, conhecidos por atuarem no ensino de Parkour em vários países, e participarem de obras publicitárias e filmes hollywoodianos.

Programação 

8h – Corrida e caminhada
www.caminhadapelainclusao.com.br 

Das 09h às 17h – Encontro Brasil-França de Parkour

13h00 – Abertura da ‘Village Français’ com barracas-restaurante que ofereceram comidinhas francesas a preços bem populares preparadas pelos melhores chefs franceses de São Paulo

14h – Apresentação da Cavalaria da PM

16h30 – Atrações no palco

18h30 às 21h30 – Baile francês com Banda Orquestra