Biblioteca da Estação Brás faz sucesso entre usuários da CPTM

Primeira biblioteca instalada numa estação ferroviária cadastra 15 sócios por dia

seg, 06/07/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O primeiro mês de funcionamento da Biblioteca “Embarque na Leitura”, na Estação Brás, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pode definido numa única palavra: sucesso. Até o dia 30 de junho, foram feitos 822 empréstimos e 455 cadastros de leitores. Isso representa uma média diária de 28 livros retirados e 15 novos sócios.

Inaugurada no dia 2 de junho, a biblioteca é resultado de uma parceria da CPTM com o Instituto Brasil Leitor (IBL) e a Fosfértil. É a primeira unidade instalada em uma estação ferroviária no Brasil.

Até agora, as obras mais retiradas foram “A Menina que Roubava Livros” (de Markus Zusak), “O Código Da Vinci” (Dan Brown) e “O Caçador de Pipas” (Khaled Hosseini). O acervo conta com mais de 2 mil títulos de diversos gêneros, que vão desde literatura brasileira, auto-ajuda e infanto-juvenil, até filosofia, religião e lingüística.

Cantinho da Leitura

Para compor um ambiente agradável para a leitura, a CPTM colocou seis mesas com três cadeiras cada ao longo do corredor da biblioteca. O espaço também é ornamentado por vasos de palmeiras, que deixam o ambiente ainda mais gostoso. A idéia é fazer com que o leitor fique mais a vontade, num espaço apropriado para a leitura.

A Biblioteca Embarque na Leitura do Espaço Cultural CPTM funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para se cadastrar, o interessado deve apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) e uma foto 3X4. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável. Cada leitor receberá uma carteirinha de identificação, com foto e código de barras.