Governo de SP cria ala alternativa em presídio de Sorocaba

Ampliação vai separar presos de acordo com gravidade dos crimes que cometeram

qui, 18/06/2009 - 20h17 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), órgão do Governo paulista, vai inaugurar um anexo no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba nesta sexta-feira, 19. O local será utilizado para pôr em prática o projeto Carpe Diem, ação inédita no Estado de São Paulo, que vai aprimorar a ressocialização dos presos, que serão separados pelo grau de gravidade dos delitos cometidos.

A meta do projeto é tratar de forma diferenciada presos que tenham cometido crimes de menor gravidade. Ao invés de dividir o mesmo espaço que criminosos reincidentes e/ou mais perigosos, os beneficiados pela idéia passarão por uma custódia alternativa.

Eles vão permanecer em alojamentos próprios, separados do restante da unidade prisional, construídos especialmente para essa finalidade. Além disso, serão submetidos a consultas e terapias psicossociais diárias e poderão participar de oficinas de trabalho.

Todas as atividades estão interligadas e seguem as normas do presídio e são supervisionadas pelos agentes de segurança, ou seja, sem nenhum risco para a sociedade.

Serviço

Inauguração do Projeto Carpe Diem
Data: Sexta-feira, 19 de junho
Hora: 10h
Local: Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba – avenida Dr. Antônio de Souza Neto, 300, bairro Ouro Branco – Aparecidinha – Sorocaba – SP