Serra participa da confirmação de São Paulo como uma das cidades-sede da Copa de 2014

Estado deve investir R$ 33 bilhões, até 2014, em obras de infraestrutura, como Metrô e estradas

dom, 31/05/2009 - 15h46 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou no domingo, 31, do pronunciamento que celebrou a indicação de São Paulo como uma das 12 cidades brasileiras que sediarão jogos da Copa do Mundo em 2014 – 17 capitais disputaram. A capital paulista receberá o evento ao lado de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. O anúncio oficial foi feito minutos antes pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) em Nassau, Bahamas.

O Governo de São Paulo investe pesado em obras de infraestrutura que servirão de apoio para a realização do torneio, na cidade de São Paulo. Neste sentido, prioriza obras estruturais importantes para enfrentar o maior desafio da metrópole: a mobilidade urbana.

“O Governo do Estado está fazendo sua parte. Toda estrutura viária da região metropolitana e capital já está em andamento. Nós temos até 2014 previstos cerca de R$ 33 bilhões de investimentos, inclusive na linha 4-Amarela do Metrô, que vai passar a 1,2 mil metros do estádio do Morumbi. Temos também o Rodoanel e a expansão de todo o sistema metroviário e de trens urbanos da CPTM em toda a Grande São Paulo, com acesso para todos os lados, inclusive para os aeroportos”, afirmou José Serra.

Uma das principais ações do governo paulista é o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano. Somente até 2010, o governo investirá R$ 20 bilhões no Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), garantindo o acesso aos jogos do torneio por meio de uma rede de transportes coletivo eficiente.

Com esses recursos, a rede sobre trilhos com qualidade de metrô, passará dos atuais 61,3 quilômetros para 240 quilômetros. Umas das mais importantes linhas para o acesso aos jogos da Copa será a 4-Amarela, que ligará o bairro da Luz ao bairro de Vila Sônia, na zona Oeste, passando pela região do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi, possível palco do torneio.

Com extensão de 12,8 quilômetros e 11 estações, a linha será implantada em duas etapas: a primeira prevê a construção e inauguração de seis estações: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz; estrutura das estações intermediárias Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie; construção e inauguração do pátio de manutenção Vila Sônia.

Na segunda, serão entregues as estações intermediárias: Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie; construção e inauguração de duas estações: São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Haverá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha nas estações Luz, Paulista, e República, respectivamente.

A Estação Morumbi, a pouco mais de mil metros do Estádio que leva o mesmo nome da estação, tem inauguração prevista para maio de 2012. Pronta, terá capacidade para receber até 70 mil pessoas por hora. A previsão do Governo do Estado de São Paulo é de que até 2012, a capital tenha aproximadamente 400 quilômetros de transporte de massa de qualidade. Além da expansão dos trilhos, o Governo do Estado investe na modernização da sua frota de trens.

Acessos

O acesso ao aeroporto André Franco Montoro, um dos pontos que terão maior movimento durante a Copa, será facilitado pelo projeto de ligação rápida entre São Paulo e Guarulhos. O Expresso Aeroporto permitirá ao passageiro sair da Estação da Luz no centro da Capital e chegar ao destino em aproximadamente 20 minutos. A velocidade comercial poderá superar os 100 km/h. Já no início da operação, a expectativa é de que cerca de 20 mil pessoas utilizem o Expresso. A previsão de intervalos entre os trens é de 12 minutos, com redução para 6 minutos ao longo do período de concessão do projeto.

Duas estações terminais serão construídas, uma localizada entre Barra Funda ou Júlio Prestes e outra no próprio aeroporto. Essas estações deverão funcionar como plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas, para a realização dos “check-in” de passageiros com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagem.

Rodovias

A concessão das principais rodovias que dão acesso à Capital permitirá maior fluidez no tráfego. Somente com a concessão da Rodovia Ayrton Senna, por exemplo, serão aplicados mais R$ 903 milhões na própria rodovia, nos próximos 30 anos.

Na Marginal Tietê, principal acesso aos futuros centros de treinamentos como Parque São Jorge e o Estádio do Canindé, o Governo do Estado aplicará R$ 1 bilhão com a construção de novas faixas.

Paralelamente a isso, a conclusão das obras do trecho Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas, com investimentos estimados em R$ 9,2 bilhões desafogará o trânsito nos principais corredores viários da Capital. Em curso, há investimentos programados de mais R$ 27 bilhões, além de outros R$ 11 bilhões referentes ao pagamento de outorga com o programa de concessão de 1.500 mil quilômetros de concessão.

Outro reforço em matéria de infra-estrutura vem com a recuperação de 12 mil quilômetros de estradas vicinais num investimento total de R$ 4 bilhões.

Todos estes investimentos deram a São Paulo o título de Estado que concentra as melhores rodovias do país. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes em 2007 mostra que das 20 melhores estradas do Brasil, 18 estão em São Paulo.

Segurança

Uma das marcas do governo do Estado é o forte investimento em segurança pública. Só em 2008, o Estado injetou R$ 11,5 bilhões. A cifra permitiu ao Estado reduzir os principais índices de criminalidade. A taxa de homicídios dolosos chegou a 11,8 para cada 100 mil habitantes. Entre 1999 e 2008 os homicídios em São Paulo caíram 67%. O percentual se iguala ao de cidades como Nova York e é menor do que metrópoles como Boston com 13 mortes para cada 100 mil habitantes e Chicago que registra 16 mortos para cada 100 mil habitantes.

Lazer

Outros R$ 32,5 milhões foram investidos no Museu do Futebol, uma das atrações da capital paulista que mais vai atrair turistas. Instalado no Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller, zona oeste da capital, o Museu é a primeira instituição cultural exclusivamente dedicada ao esporte do Brasil.

O espaço interativo, que foi aberto ao público no início de outubro de 2008 e até abril de 2009 recebeu mais de 100 mil visitantes, explica aos visitantes como o futebol, um esporte inglês, de elite e branco, aos poucos ganhou novos traços e se tornou brasileiro, popular e mestiço, como a própria cultura brasileira.

A partir de três eixos – emoção, história e diversão, o museu conta a história do futebol. Mostra, por exemplo, o que o esporte tem a ver com a arte, o impacto na vida das pessoas, a história das Copas do Mundo. Os visitantes têm acesso a uma seqüência de experiências visuais e sonoras que relacionam o esporte ao estilo de vida brasileira no século XX. Ao todo, são seis horas de imagens exibidas em vídeos num dos mais modernos e originais museus do país.

“A prefeitura da capital também vai cumprir a sua parte no sentido da preparação da infraestrutura necessária. Com esta combinação das ações já em andamento do governo de São Paulo, da prefeitura da capital e as ações do governo federal poderemos abrigar aqui, de maneira muito confortável e agradável, os jogos da Copa de 2014”, completou o governador José Serra.