Técnicos formados pelas Etecs têm alto índice de empregabilidade

Levantamento mostra o desempenho dos alunos no mercado de trabalho um ano após o término do curso

qui, 21/05/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

A qualidade do ensino das Escolas Técnicas (Etecs) para a formação de profissionais está comprovada no relatório Egressos em Números, publicado pela Área de Avaliação Institucional (AAI), do Centro Paula Souza. 

O estudo mostra que 85% dos técnicos formados pelas Etecs estaduais possuem vínculo formal de trabalho. Desse total, 69,4% têm carteira assinada. A pesquisa também considerou as pessoas que trabalham como autônomo regular, microempresário e servidor público. 

Os jovens que obtiveram rápida colocação profissional são aqueles que se formaram na área de Produção Industrial (que inclui cursos como Produção de Açúcar e Álcool, Calcados, Curtimento e Tecelagem, entre outros). Cerca de 95% deles trabalham na formalidade, dos quais 76,3% com carteira assinada. 

Outros cursos que também contam com alto número de pessoas com vínculo formal de trabalho são os de Produção Alimentícia (90,1%), Ambiente Saúde e Segurança (89,9%) e Controle e Processos Industriais (89,8%).

O curso que apresentou o maior percentual de ex-alunos com carteira assinada é o de Controle e Processos Industriais, com 81,6%. Alunos que concluíram os cursos de Infraestrutura e Ambiente Saúde e Segurança são os que hoje mais atuam com servidores públicos, com 18% e 17,5% respectivamente. Já cerca de 14% dos alunos dos cursos Infraestrutura e Produção Culturale Design ingressaram no mercado de trabalho como autônomos e microempresários.

 A faixa etária da maioria dos técnicos é de até 24 anos, com remuneração média de até três salários mínimos (63,7%) e de até seis salários mínimos (20,8%).

As Etecs

O Centro Paula Souza mantém 157 Etecs estaduais, distribuídas por 125 municípios paulistas. As Etecs ministram o Ensino Médio e o Ensino Técnico – que pode ser feito simultaneamente a partir do 2º ano do Ensino Médio ou após a conclusão deste ciclo. Atualmente, a instituição dispõe de uma grade de 85 cursos técnicos, com duração média de 1500 horas/aula (três semestres).

Do Centro Paula Souza