Serra visita instalações de terapia e reabilitação clínica

Centro clínico e algumas das oficinas da unidade Lapa passaram por reformas e ampliações

qua, 20/05/2009 - 11h34 | Do Portal do Governo

(atualizado às 16h28)

O governador José Serra apresentou nesta quarta-feira, 20, as instalações ampliadas e reformadas da Unidade Lapa da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. A rede é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo voltada à reabilitação e capacitação das pessoas com deficiência.

Parte da área de reabilitação clínica e algumas das oficinas da unidade, utilizadas para terapia e também capacitação profissional dos pacientes, passaram por reformas e ampliações que duraram 16 meses. “Eu não conhecia esta Unidade da Lapa e fiquei muito contente, muito surpreso com o que vi por aqui”, disse o governador admirado com as atividades do local. 

Desde a finalização das obras, a Unidade Lapa passou a ter capacidade para atender 1,2 mil pacientes diariamente. No local, trabalham 10 médicos e 120 profissionais, de diversas áreas. “É claro que se precisa de equipamentos, mas saúde é gente”, disse o governador que teceu elogios ao trabalho dos funcionários da casa durante a visita.  “Trata-se de uma unidade de reabilitação que realmente funciona. A gente sente isso no ambiente, nas pessoas, nos acompanhantes nos pacientes e nos profissionais”, completou.  

Na visita, Serra citou dois equipamentos culturais do governo, totalmente acessíveis, inaugurados recentemente: o Museu do Futebol e a Estação Catavento. O governador ressaltou a importância da preocupação com as pessoas com deficiência. “O que temos de fazer é plantar na consciência da sociedade este problema. Por exemplo, a questão ambiental é uma causa que já ganhou espaço, ainda falta muito, mas já foi introduzido na sociedade e na política. O problema das pessoas com deficiência ainda não foi e estamos nesta batalha no estado de São Paulo”.

Unidade Lapa 

A Unidade Lapa (antiga Estação Especial da Lapa) existe desde 1990. Assim como as unidades paulistanas da Vila Mariana (em reforma e ampliação atualmente) e Umarizal, está ligada ao Instituto de Medicina Física e de Reabilitação (IMREA) do Hospital das Clínicas. Os três centros de atendimento foram incorporados à Rede de Reabilitação Lucy Montoro, criada no ano passado. Juntas mantêm uma equipe multidisciplinar de cerca de 500 profissionais, que atendem pessoas com deficiência física ou doenças potencialmente incapacitantes, desenvolvendo seu potencial físico, psicológico, social, profissional e educacional. 

Em junho do ano passado, a unidade Lapa finalizou a primeira etapa da reforma, ampliando o espaço para o atendimento de reabilitação. Os programas terapêuticos são realizados por uma equipe multidisciplinar formada por 200 profissionais especializados no atendimento às pessoas com deficiência física ou doenças potencialmente incapacitantes. Entre eles há médicos fisiatras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos e psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos e odontólogos.

Encerrando em maio a segunda etapa das obras e fortalecendo a Reabilitação Profissional, a Unidade Lapa passa ser também a única, dentre as paulistanas, a oferecer gratuitamente aos pacientes Cursos para Capacitação Profissional (panificação, manutenção predial, informática, montagem e manutenção de computadores), Esporte Adaptado e Oficinas Terapêuticas (Teatro, Dança, Artes Têxteis e Manuais, Sensibilização Musical, Desenho e Pintura, Cerâmica, entre outros).  Parte das oficinas passou por uma reforma recente, a fim de otimizar o espaço, facilitar o acesso dos pacientes e possibilitar que os visitantes e transeuntes que estão fora vejam o desenvolvimento das atividades por meio de janelas de vidros.  

Um Centro de Tecnologia em Cadeira de Rodas também funciona com exclusividade na Unidade. Cadeiras de rodas são desenvolvidas e adequadas, de acordo com a necessidade individual de cada paciente, proporcionando mais conforto e segurança. O Esporte Adaptado, que prevê aulas de condicionamento físico para pessoas com deficiência, é realizado em três grandes quadras. A Piscina Funcional oferece natação adaptada e hidroginásticas por meio de métodos únicos no Brasil. 

A cerimônia de entrega das instalações contou também com a presença da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.  

A Rede Lucy Montoro

A Unidade Lapa, em conjunto com as unidades da Vila Mariana e Umarizal, compõem a unidade paulistana da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. A rede prevê ainda, no mínimo, seis unidades fixas em diversas regiões do Estado, superando a oferta de 120 mil atendimentos ao mês. Além da capital paulista, já foram lançadas as pedras fundamentais das unidades de Campinas e Marília. O governo do Estado investirá, nos próximos dois anos, R$ 52 milhões na construção e ampliação dessas primeiras unidades.

Em breve devem ser lançadas unidades em Santos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. A rede também estuda a instalação de outras duas unidades no Vale do Paraíba, em municípios a serem definidos. Todas as unidades devem estar em funcionamento no prazo aproximado de dois anos. A proposta da rede é oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.

O objetivo é capacitar a pessoa com deficiência em relação à exigência de seus direitos de acesso igualitário a bens, produtos e serviços, sempre considerando a realidade à sua volta – eixo condutor também do trabalho da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

A Unidade Móvel 

A Unidade Móvel é um caminhão de 15m de comprimento x 2,60m de largura, pesa 20 toneladas, que levou três meses para ser montada e adaptada, num trabalho que contou com dez profissionais. Além de elevador hidráulico para atender à pessoa em cadeira de rodas ou em maca, a Unidade dispõe de banheiro adaptado, um consultório médico, sala de espera e oficina de órteses e próteses, composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Vários profissionais da área da saúde fazem o atendimento, entre os quais médicos fisiatras, técnicos de órtese e prótese, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e enfermeiros.